Buscar

Defina o que consiste em um sistema de fundações.

💡 3 Respostas

User badge image

Brenda Feit

O sistema de fundações é formado pelo elemento estrutural do edifício que fica abaixo do solo (podendo ser constituído por bloco, estaca ou tubulão, por exemplo) e o maciço de solo envolvente sob a base e ao longo do fuste.Sua função é suportar com segurança as cargas provenientes do edifício.Convencionalmente, o projetista estrutural repassa ao projetista de fundação as cargas que serão transmitidas aos elementos de fundação. Confrontando essas informações com as características do solo onde será edificado, o projetista de fundações calcula o deslocamento desses elementos e compara com os recalques admissíveis da estrutura, ou seja, primeiro elabora-se o projeto estrutural e depois o projeto de fundação.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Resistência dos Materiais, mais especificamente sobre Fundações.
O sistema de fundações é o nome dado para o conjunto de estruturas responsáveis pela transferência de esforços da edificação para o solo. As fundações são classificadas em profundas (estacas e tubulões) e em superficiais (sapatas e radiers).
Para o dimensionamento e detalhamento de fundações de modo geral, deve-se seguir as recomendações da NBR 6122 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), intitulada “Projeto e execução de fundações”.
Portanto, o sistema de fundações é o nome dado para o conjunto de estruturas responsáveis pela transferência de esforços da edificação para o solo.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais