A maior rede de estudos do Brasil

SENAC EAD. ALGUÉM SABE A RESPOSTA?

1) Para competir em um mercado cada vez mais concorrido, as empresas precisam ter o melhor desempenho possível nos negócios. Uma empresa que presta serviços de higienização, nos diferentes tipos de segmento, possui um plano de treinamentos que trata sobre o manuseio de produtos químicos e técnicas adequadas de limpeza. Esse planejamento faz com que muitas organizações busquem:

  a.

Identificar os pontos fracos e fortes do empregado.

  b.

Reservar recursos para este investimento.

  c.

Todas alternativas anteriores estão adequadas.

  d.

Alternativas para agregar valor ao serviço prestado.

 

2) Em um mundo corporativo cada vez mais competitivo, as empresas buscam novas formas de aumentar a produtividade com o menor custo e com o mínimo de recursos possíveis. Trabalhadores que possuem problemas de comunicação interpessoal, dificuldades de relacionamento com integrantes da equipe, falhas na administração do tempo e organização pessoal, podem se desenvolver a partir de treinamentos. Sendo assim, podemos identificar:

 

  a.

Atualmente as empresas não podem investir em treinamentos por causa do alto custo.

  b.

Valorização profissional e investimento na carreira.

  c.

Que desenvolver as questões interpessoais não vale, pois demanda investimento.

  d.

Os treinamentos não trazem benefícios à empresa, devido o seu alto custo.

 

3) Os treinamentos de segurança do trabalho tratam-se de processos educativos que visam o cumprimento e adequação dos empregados e empregadores. Para a área da segurança e saúde do trabalho, investir no treinamento da equipe pode parecer uma opção cara, mas é fundamental para os trabalhadores expostos aos diferentes riscos presentes no ambiente de trabalho. Sendo assim, esses treinamentos são respaldados:

  a.

Nos resultado de uma pesquisa de realizada dentro da empresa.

  b.

Nas solicitações dos trabalhadores

  c.

Nas estatísticas de acidentes e doenças do trabalho.

  d.

Nas legislações vigentes no país.

 

4) Os treinamentos devem ser muito bem planejados e pensando dentro de uma empresa. Portanto, quando estamos desenvolvendo uma planilha com os custos necessários para uma determinada atividade, precisamos pensar nos custos diretos desta ação. Vamos usar o exemplo de um treinamento que será desenvolvido em uma empresa metalúrgica. Nosso público-alvo será composto de trabalhadores soldadores. O tema a ser abordado será sobre a norma regulamentadora NR-18 e as questões referentes à utilização de equipamentos de proteção de acidentes. Marque a alternativa que não apresenta os custos diretos desse treinamento:

  a.

Instrutor e apostilas

  b.

Instrutor e eletrodos de ferro fundido

  c.

Equipamentos de proteção individual e eletrodo revestido

  d.

Maçarico de aquecimento e energia elétrica necessária

 

5) Não podemos nos esquecer de que, quando estamos falando de segurança do trabalho, temos as atividades ligadas ao setor rural, e estas são regulamentadas pela NR31. Para responder essa questão, vamos usar o exemplo dos profissionais tratoristas que fazem parte das estatísticas dos acidentes do trabalho, devido à falta de prudência e desconhecimento ao operar o maquinário. Atendendo a essa demanda e para capacitar os novos profissionais que foram contratados, você deverá desenvolver uma planilha com os custos para o treinamento, de modo que você indique os custos indiretos com relação a esse treinamento:

  a.

Trator e local adequado para as ações práticas

  b.

Combustível e instrutor capacitado

  c.

Instrutor capacitado e apostilas

  d.

Coffee break e equipamentos de proteção individual

 

6) Sabemos da importância de um adequado planejamento dos treinamentos em todos os seguimentos que envolvam a saúde e a segurança dos trabalhadores. Para que ter êxito, contamos com um elemento muito importante: o cronograma. Por meio desta ferramenta é possível ter o domínio:

  a.

Da avaliação de como ocorreu o treinamento

  b.

Das etapas, ações e conteúdo a serem tratados no treinamento

  c.

Dos custos do treinamento

  d.

Dos pontos positivos e negativos da abordagem do instrutor

 

7) Os treinamentos devem ser muito bem planejados e pensados dentro de uma empresa. Por isso, quando estamos desenvolvendo uma planilha com os custos necessários para uma determinada atividade, precisamos pensar nos custos diretos desta ação. Vamos usar o exemplo de um treinamento que será desenvolvido numa rede de postos de combustíveis. Nosso público-alvo será composto de trabalhadores frentista que fazem o abastecimento dos carros. Marque a alternativa que NÃO apresenta os custos diretos desse treinamento:

  a.

Local adequado para as atividades práticas e bombas de abastecimento.

  b.

Equipamentos de proteção individual e instrutor

  c.

Coffee break e apostilas

  d.

Instrutor e extintores de incêndio

 

8) Quando falamos de treinamentos logo pensamos em custo, mas este pode ser um investimento e resultar em benefício, dependendo muito das ações desenvolvidas no treinamento e do comprometimento dos gestores. Primeiramente, devemos identificar o que queremos atingir ou o que é necessário mudar, assim teremos bons resultados e um retorno do investimento. Marque verdadeiro (V) ou falso (F) para as situações que indicam que o treinamento acaba sendo apenas um custo:

( ) Quando treinamos alguém que ainda não teve nenhum treinamento anterior.

(  ) Quando a empresa não tem um programa para reter talentos.

( ) Quando a empresa não tem plena definição das competências necessárias para determinado funcionário e determinada função.

(  ) Quando contratamos treinamentos sem levantamento de necessidades.

  a.

V, V, V e V

  b.

V, V, V e F

  c.

F, F, V e V

  d.

F, V, V e V

  1. 9) Quando falamos de treinamentos logo pensamos em custo, mas este pode ser um investimento e deve ser um benefício para os colaboradores, isso vai depender das ações desenvolvidas no treinamento e do comprometimento de seus gestores. Primeiramente, devemos identificar o que devemos atingir ou o que queremos mudar para podermos alcançar bons resultados e um retorno do investimento. Marque verdadeiro (V) ou falso (F) quando o treinamento não representa um custo:

    ( ) Quando treinamos alguém que ainda não teve nenhum treinamento anterior.

    ( ) Quando a empresa tem definidas as competências para determinada função.

    (  ) Quando a empresa possui um programa estruturado para reter talentos.

    (  ) Quando automatizamos parte do processo produtivo.

      a.

    V, V, V e F

      b.

    F, V, V e V

      c.

    V, V, V e V

      d.

    F, F, V e V

 

  1. 10) A segurança do trabalho contempla um conjunto de medidas que devem ser implementadas nos ambientes de trabalho como garantia de qualidade e segurança dos funcionários. Ao investir em segurança do trabalho a empresa está cumprindo com as normas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho. Estas ações englobam um conjunto de medidas que visam reduzir os acidentes e doenças ocupacionais, além de proteger a integridade física e a capacidade do funcionário e da instituição como um todo. Assinale a alternativa que NÃO atende o propósito do desenvolvimento de treinamento:

      a.

    Manter a integridade física e psicológica da equipe.

      b.

    Permite que o profissional conheça todas as normatizações e legislações de saúde e segurança.

      c.

    Combater os riscos e os acidentes laborais.

      d.

    Promover alinhamento na equipe e gerar melhores rendimentos.


2 resposta(s)

User badge image

Jaqueline melo

Há mais de um mês

Qual a sua idade? Se vc é uma pessoa já de alguma certa idade, casada, trabalha fora etc, ainda vá lá pedir resposta pronta, mas se vc não é, vale a pena fazer um esforço para aprender o conteúdo e não ser mais um profissional "meia boca" do Brasil.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes