Buscar

O que siginfica gramatica normativa ?

💡 3 Respostas

User badge image

Kelen Rodrigues

A resposta para essa pergunta é relativa. As demais variantes do português não são consideradas totalmente incorretas, mas algumas expressões e palavras fogem às regras da gramática normativa, portanto, são erradas em relação a ela.

Regionalismos e neologismos são celebrados em algumas circunstâncias, já que possuem valor cultural e até literário. Alguns autores brasileiros são conhecidos e celebrados justamente por criar termos novos em suas obras, como Carlos Drummond de Andrade, Ariano Suassuna e Guimarães Rosa.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A Gramática consiste em um aglomerado de regras que norteiam o uso correto de uma língua, estabelecendo funções referentes à escrita e à leitura. Os dois principais tipos de Gramática são a normativa e a descritiva.

A gramática descritiva tem o intuito de descrever as regras de como uma língua é propriamente

falada, enquanto que a normativa encarrega-se da descrição do que é certo na escrita, norteando o trabalho dos linguistas.

Portanto, resume-se que a gramática normativa é a área que dita regras, normas gramaticais de uma língua e estabelece somente uma forma correta para a realização da língua, taxando as demais como erros gramaticais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais