Buscar

como se realiza a raspagem do sextante 4?

💡 2 Respostas

User badge image

Eduarda Comini

Para raspagem SUPRA gengival usaremos as curetas de McCall 17-18 que é indicada para dentes posteriores, fazendo o movimento de raspagem e alisamento coronal, com a cureta paralela ao longo eixo do dente, adentra com ela a sulco gengival, apoia no dente e movimenta ela de baixo para cima levando consigo o calculo aderido ao dente, após, repetir o movimento até que não se visualize e nem sinta mais o acúmulo do cálculo.

Para raspagem SUB gengival utiliza-se as curetas de Gracey 11-12 na mesial dos dentes posteriores, a 13-14 na distal dos dentes posteriores e a 3-4 ou 5-6 para as faces livres desses dentes. Realizamos o mesmo movimento da raspagem supra, a diferença é que como essa cureta de Gracey tem apenas um dos bordos cortantes, adentraremos com ela até o final da bolsa periodontal, subgengivalmente, e realizaremos a raspagem e alisamento corono radicular, com movimentos verticais, encostando a lâmina cortante no dente e "puxando" esse cálculo para cima, e o retirando da bolsa. 

3
Dislike0
User badge image

Hizabelle Prudente Bontempo

Utilizando as curetas 7/8, 11/12, 13/14, 00... Ambas indicadas para dentes posteriores!

O operador deve estar entre 8 e 11 horas, a cadeira deve estar em 120º e a cabeça do paciente poderá estar em duas posições, conforme a necessidade do operador, cabeça do paciente voltada para operador quando for realizar a raspagem da vestibular, mesial e distal, e cabeça do paciente voltada pro lado oposto do operador quando for realizar a raspagem da lingual.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais