Buscar

ciclo da ureia

De onde vem cada um dos átomos de N qu forma cada molécula de úreia? quantos atps são utilizados para formar cada molécula de ureia? levando isso em conta como podemos classificar essa vida

💡 3 Respostas

User badge image

Tayná Louise

O ciclo da ureia é uma sequência de reações bioquímicas com o objetivo de produzir este composto, a partir da amônia.

A amônia é uma substância tóxica, do metabolismo do nitrogênio, que deve ser eliminada rapidamente do organismo. A eliminação pode ser por excreção direta ou por excreção após a conversão em compostos menos tóxicos.

Os peixes excretam a amônia diretamente, já que é solúvel em água e se dissolve rapidamente.

As aves e animais terrestres excretam o nitrogênio sob a forma de ácido úrico.

Os animais terrestres excretam o nitrogênio sob a forma de ureia, composto muito solúvel em água e não tóxica para as células.

Em seres humanos e mamíferos, quase 80% do nitrogênio excretado é sob a forma da ureia.

Onde ocorre o Ciclo da Ureia?

O ciclo da ureia ocorre nas células do fígado e em, menor parte, nos rins. Inicia-se na mitocôndria e segue para o citosol da célula, onde se dá a maior parte do ciclo.

Ciclo da Ureia e Ciclo de Krebs

O ciclo da ureia é ligado ao ciclo de Krebs.

As reações dos dois ciclos são relacionadas e alguns produtos intermediários formados no ciclo de Krebs são precursores de reações para o ciclo da ureia.

Saiba mais sobre o Ciclo de Krebs.

Etapas do Ciclo da Ureia

Consiste em cinco reações, duas no interior da mitocôndria e três no citosol.

Cada etapa é catalisada por uma enzima. Assim, há cinco enzimas envolvidas no ciclo da uréia: carbamil-fosfato sintetase, ornitina-transcarbamilase, arginino-succinato sintetase, arginino-succinato liase e arginase.

De modo resumido, o ciclo ocorre da seguinte forma:

1. A enzima carbamil-fosfato sintetase, presente na mitocôndria, catalisa a condensação da amônia com bicarbonato e forma carbamoilfosfato. Para essa reação há o consumo de duas moléculas de ATP.

2. A condensação da ornitina, presente na mitocôndria, e do carbamoilfosfato gera citrulina, sob ação da enzima ornitina-transcarbamilase. A citrulina é transportada para o citosol e reage com aspartato gerando argininosuccinato e fumarato.

3. A enzima arginino-succinato sintetase, presente no citosol, catalisa a condensação da citrulina e do aspartato, com consumo de ATP, e forma argininossuccinato.

4. A enzima arginino-succinato liase catalisa a transformação do argininossuccinato em arginina e fumarato.

5. Por fim, a enzima arginase catalisa a quebra da arginina, originando ureia e ornitina. A ornitina volta para a mitocôndria e reinicia o ciclo.

Etapas do Ciclo da Ureia

Etapas do Ciclo da Ureia

Funções do Ciclo da Ureia

A principal função do ciclo da ureia é eliminar a amônia tóxica do corpo. Ou seja, tem a função de eliminar o nitrogênio indesejado do organismo.

A ureia é eliminada do organismo de animais superiores, através da urina. Aproximadamente 10 a 20 g da amônia são removidos do corpo de um adulto saudável cada dia.

Ureia e animais ruminantes

A ureia é utilizada na alimentação de animais ruminantes. Isso porque, ao alcançar o rúmen do animal, é transformada em amônia e CO2, daí os microorganismos passam a usar essa fonte de nitrogênio para síntese de nova proteína.

Essa ação é importante ao complementar a fonte de proteínas da alimentação e fornecer proteína degradável no rúmen, que garante melhor digestão da fibra e síntese de proteína microbiana.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Bioquímica I.

Uma coleção de atos de conversão de amônia em ureia para que a mesma seja eliminada, chama-se ciclo da ureia, que acontece nas células do fígado. Nesse ciclo é produzida a amônia que necessita ser transformada em algum composto menos tóxico para então ser eliminado pelo organismo.

A primeira etapa desse ciclo se dá na síntese do carbamoil-fosfato, seguida pela segunda etapa que consiste na formação de citrulina, através da junção do carbamoil-fosfato com a ornitina, seguida pela terceira etapa, formação do argino-succinato, com a união da citrulina com o aspartato, seguida pela quarta etapa, a formação de arginina e fumarato em decorrência da quebra do argino-succinato, seguida pela quinta e última etapa, quebra da arginina, liberando então a ureia à ser filtrada nos rins e liberada na urina.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais