Buscar

Com a declaração da independência aos 07 de setembro de 1822, houve uma total ruptura com a monarquia que aqui reinava?

💡 3 Respostas

User badge image

André Luiz Cabral

Não. A idependencia foi declarada pela própria monarquia que aqui Reinava, na figura de Dom Pedro

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta questão vamos expor brevemente o contexto da declaração da Indepedência e suas consequências imediatas para entender se há uma ruptura total com a monarquia ou se pode ser entedida como uma continuidade desta.
Sabemos que em 07 de setembro de 1822 a declaração da Indepedência foi feita por Dom Pedro I, que era o imperador na época. Entretanto, o objetivo não declarar um novo tipo de sistema governamental, mas sim estabelecer uma divisão entre a colônia, o Brasil, e seu colonizador, Portugal.
Neste sentido, a declaração de 1822 não rompeu com a monarquia, pelo contrário, apenas foi o auge do declínio do sistema imposto por Portugal no Brasil e, por isso, queria cortar as relações políticas entre as duas nações. Deste modo, em 1824, a primeira constituição brasileira é adotada, oficializando esta separação.
Apesar da separação política com Portugal, a monarquia continuou estabelecida no Brasil até 1889, com a proclamação da República. De 1822 e 1889, houve o período monárquico, que contou com os imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II, além dos anos de um governo regente queocupava o cargo no lugar do Dom Pedro II, ainda menor de idade.
Portanto, a declaração da Indepência de 1822 apenas invoca o período monáquico propriamente brasileiro, não sendo uma ruptura com a monarquia, mas uma ruptura política com Portugal.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais