A maior rede de estudos do Brasil

Qual a função da CAUDA EQUINA no SNC?

Neuroanatomia

UNIVALI


4 resposta(s)

User badge image

Carlla Kleany Ccb

Há mais de um mês

elementos neurológicos

elementos neurológicos

User badge image

Renan Carvalho

Há mais de um mês

Síndrome da cauda equina é uma séria condição neurológica na qual há perda aguda da função dos elementos neurológicos (raízes nervosas) do canal espinhal abaixo do cone medulare, a terminação da medula espinhal.

Ela pode se causada por tumores, degeneração de tecido nervoso ou má formação embrionária.

User badge image

Thaynara Lessa

Há mais de um mês

Como as raízes nervosas mantém suas relações com os respectivos forames intervertebrais, há um alongamento das raízes e uma diminuição do ângulo que elas fazem com a medula. Estes fenômenos são mais pronunciados na parte caudal da medula, levando a formação da cauda equina. 

Ela continua tendo a mesma função dos outros segmentos,que é condução de impulsos nervosos atraves das fibras nervosas, mas é um local ideal para realizar a punção lombar, que é um exame que retira uma pequena quantidade do líquor (também chamado líquido cefalorraquidiano, líquido que banha o cérebro e a medula espinhal), por meio de uma fina agulha, para exame das suas características físicas, citológicas, microbiológicas e químicas. 

https://www.abc.med.br/p/exames-e-procedimentos/358814/puncao+lombar+como+e+feita+para+que+serve+quais+sao+os+riscos+o+que+fazer+apos+o+procedimento.htm

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes