Buscar

Qual a função da CAUDA EQUINA no SNC?

💡 4 Respostas

User badge image

Renan Carvalho

Síndrome da cauda equina é uma séria condição neurológica na qual há perda aguda da função dos elementos neurológicos (raízes nervosas) do canal espinhal abaixo do cone medulare, a terminação da medula espinhal.

Ela pode se causada por tumores, degeneração de tecido nervoso ou má formação embrionária.

0
Dislike0
User badge image

Thaynara Lessa

Como as raízes nervosas mantém suas relações com os respectivos forames intervertebrais, há um alongamento das raízes e uma diminuição do ângulo que elas fazem com a medula. Estes fenômenos são mais pronunciados na parte caudal da medula, levando a formação da cauda equina. 

Ela continua tendo a mesma função dos outros segmentos,que é condução de impulsos nervosos atraves das fibras nervosas, mas é um local ideal para realizar a punção lombar, que é um exame que retira uma pequena quantidade do líquor (também chamado líquido cefalorraquidiano, líquido que banha o cérebro e a medula espinhal), por meio de uma fina agulha, para exame das suas características físicas, citológicas, microbiológicas e químicas. 

https://www.abc.med.br/p/exames-e-procedimentos/358814/puncao+lombar+como+e+feita+para+que+serve+quais+sao+os+riscos+o+que+fazer+apos+o+procedimento.htm

0
Dislike0
User badge image

Edivaneide Matias

Síndrome da cauda equina é uma séria condição neurológica na qual há perda aguda da função dos elementos neurológicos (raízes nervosas) do canal espinhal abaixo do cone medular, a terminação da medula espinhal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais