Buscar

O que é crioscopia? Exemplos do cotidiano

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em

prática nosso conhecimento sobre Química.A crioscopia também conhecida como criometria é o processo de redução da temperatura (ou ponto) de congelamento de uma substância ao acrescentar um soluto não volátil e não iônico. Quanto maior for a concentração do soluto não volátil, menor é o ponto de fusão da solução.

Um bom exemplo da crioscopia é a da água do mar não congelar mesmo nos polos, pois a concentração de sais na água reduz a temperatura de fusão (congelamento) que é 0°C para água pura é ainda menor para á agua salgada. É por esse motivo que em lugares frios se usa sal para derreter a neve das ruas e estradas.

Em lugares frios a água de radiadores recebe um aditivo (como o etilenoglicol C~6~H~6~O~2~) para reduzir o ponto de fusão da água para que ela não congele.Portanto a crioscopia é o processo de redução da temperatura (ou ponto) de congelamento de uma substância ao acrescentar um soluto não volátil. O exemplo mais conhecido é o da água do mar não congelar nos polos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais