Buscar

Em uma pesquisa sobre pratica de esportes,verificou-se que 110 pessoas caminhavam 2 vezes por semana, 170 andavam de bicicletas 2 vezes por dia 30

Em uma pesquisa sobre pratica de esportes,verificou-se que 110 pessoas caminhavam 2 vezes por semana, 170 andavam de bicicletas 2 vezes por dia 30 caminhava e andava de bicicletas duas vezes por semana e 90 não fazia atividades física semanal. Qual é o número de pessoas entrevistadas?

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para resolver essa questão vamos definir dois conjuntos. O conjunto \(A\) é formado pelas pessoas que caminham 2 vezes por semana e o conjunto \(B\), formado pelas pessoas que andam de bicicleta 2 vezes por dia.

---

Utilizando um retângulo para ilustrar todas as pessoas entrevistadas, teremos os conjuntos \(A\) e \(B\) representados por círculos e o espaço fora dos círculos e dentro do retângulo representando as pessoas que não caminham e não andam de bicicleta.


Autoria Própria

---

A região em que os círculos se sobrepõem equivale ao conjunto intersecção \(A \cap B\), onde estão as pessoas que caminham e andam de bicicleta. Sendo \(n\left( A \right)\) o número de elementos do conjunto \(A\), temos \(n\left( A \right) = 110\), \(n\left( B \right) = 170\) e \(n\left( {A \cap B} \right) = 30\).

---

Utilizando a fórmula da união de conjuntos dada por \(n\left( {A \cup B} \right) = n\left( A \right) + n\left( B \right) - n\left( {A \cap B} \right)\) podemos determinar o número de pessoas que caminham ou andam de bicicleta (\(n\left( {A \cup B} \right)\)). Logo:


\[\eqalign{ n\left( {A \cup B} \right) &= 110 + 170 - 30\cr&= 250 }\]

---

Assim, o número total de pessoas entrevistadas é dado por:


\[\eqalign{ n\left( {A \cup B} \right) + 90 &= 250 + 90\cr&= 340{\text{ pessoas}} }\]

---

Portanto, foram entrevistadas \(\boxed{340{\text{ pessoas}}}\).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais