Buscar

Classifique os sistemas abaixo em mistura ou substância pura. Indique o número de fases e o número de substâncias de cada um deles. A) vapor d água +

Classifique os sistemas abaixo em mistura ou substância pura. Indique o número de fases e o número de substâncias de cada um deles. A) vapor d água + gás carbônico + gás oxigênio. B) cubos de gelo + solução aquosa de sal. C) pó de ferro + enxofre em pó + bicarbonato de sódio.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder essa questão devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre Química Geral.
A questão nos pede que classifiquemos algumas composições quanto a número de fases e o número de substâncias presente em cada um. As composições estão divididas em três itens (sendo os itens A, B, C). Dessa maneira, temos que:

  1. Nesta composição estão presentes vapor d'água, gás carbônico e gás oxigênio. Dessa forma, percebemos que se trata de uma mistura homogênea, então, o número de fases presentes na composição é 1 e o número de substâncias são 3.

  1. Nesta composição estão presentes cubos de gelo e solução aquosa de sal. Assim, a composição se trata de uma mistura heterogênea, tendo 2 fases,. Além disso, o número de substâncias é igual a 2.

c) E por último, nesta composição estão presentes pó de ferro, enxofre e pó e bicarbonato de sódio. Com isso, a mistura é homogênea e tem 3 fases assim como 3 sustâncias presentes.


Portanto, no item "a" temos 1 fase e 3 substâncias, no item "b" 2 fases e 2 substâncias e no item "c" 3 fases e 3 substâncias.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais