A maior rede de estudos do Brasil

fundamentos e teoria organizacional

A motivação depende muito do comportamento das pessoas. Assim que suas necessidades básicas são alcançadas, o indivíduo busca a segunda necessidade e, por fim, a última, que é a autorrealização. A motivação é uma necessidade em que o equilíbrio psicológico do indivíduo se rompe e cria novos objetivos para sua vida profissional e social, assim a tensão no comportamento faz com que esse indivíduo busque novas oportunidades para satisfazer sua motivação (CHIAVENATO, 2011). Considerando o contexto de Ciclo Motivacional, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I- As barreiras e as frustrações podem desequilibrar o indivíduo, fazendo-o apresentar um comportamento agressivo no ambiente de trabalho e até mesmo em sua própria residência. Uma maneira de resolver esses dilemas é a transferência e/ou compensação. Desta forma, o indivíduo volta a ter o equilíbrio desejado.

PORQUE

II- Não basta apenas a organização evitar as frustrações no ambiente de trabalho, pois o ciclo motivacional também depende muito do comportamento dos indivíduos. A etapa barreira é o impedimento para o estágio de satisfação e consequente equilíbrio dentro do ciclo.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
 a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
 b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
 c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é resultado da I.
 d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é independente da II.
 
 

1 resposta(s)

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes