Buscar

QUESTÕES: DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO (DIP)

Considerando as disposições da Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados, de 1969, e sua aplicação na jurisprudência internacional, julgue (C ou E) o item seguinte.

A partir do momento em que assina determinado tratado, o Estado ou a organização internacional deve abster-se da prática de atos que frustrarem o objeto e a finalidade desse tratado, mesmo que não o tenha ratificado.

  • Certo

  • Errado

💡 2 Respostas

User badge image

Júlia Jalles

Errado. Os Estados podem internalizar (assinatura + ratificação) um Tratado e não seguir todas as suas disposições, isso se chama manutenção, ou seja, o Estado tem autonomia para fazer reservas sobre as disposições de um Tratado que eventualmente não condizem com a sua legislação interna. Portanto, os Estados podem sim assinar determinado Tratado e muitas das vezes frustar uma parte de sua finalidade.

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Trata-se de questão errada. Isso porque a Convenção de Viana se aplica somente aos tratados entre Estados, não entre Estados e organizações internacionais. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais