Buscar

ATIVIDADE 2 DIREITO

PERGUNTA 6
Nesse tipo societário há duas espécies de sócios: os comanditados, pessoas físicas com responsabilidade solidária e ilimitada pelas obrigações sociais, já que, além de administrar, contratam pela sociedade; e os comanditários, pessoas físicas ou jurídicas com responsabilidade limitada ao valor de sua quota, já que são meros investidores de capital, não participando de sua administração (art. 1.045 do Código Civil). A sociedade em comandita simples é a entidade constituída por sócios que possuem responsabilidade ilimitada e solidária, e aqueles que limitam essa responsabilidade à importância com que entram para o capital.
SANCHEZ, A.  Direito Empresarial Sistematizado . [Livro Eletrônico]. São Paulo: Editora Método. 2018, p. 138.
 
Com base no texto, em relação a uma sociedade comandita simples, indique a alternativa correta.
        No caso de morte de sócio comanditário, a sociedade, salvo disposição do contrato, continuará com os seus sucessores, que designarão quem os represente. 
        O nome do comanditário deve figurar na firma social, sob pena de ficar sujeito às responsabilidades de sócio comanditado e com ele responder solidariamente.
        Na falta de sócio comanditado, os comanditários nomearão administrador provisório para praticar, assumindo a condição de sócio, os atos de administração.
        Tendo em vista a impossibilidade de participação do sócio comanditário na administração da sociedade, este mantém o poder de interferência nas decisões.
        Constitui impedimento legal para a diminuição da quota do comanditário em consequência da redução do capital social.

💡 4 Respostas

User badge image

Cristina santos

A resposta correta é  letra A. De acordo com art. 1.050 do Código de Civil.

Art. 1050.  No caso de morte de sócio comanditário, a sociedade, salvo disposição do contrato, continuará com os seus sucessores, que designarão quem os represente. 

Espero ter ajudado você Adriana.

 

1
Dislike0
User badge image

Néia Azevedo Muniz André Muniz

Correta:

No caso de morte de sócio comanditário, a sociedade, salvo disposição do contrato, continuará com os seus sucessores, que designarão quem os represente. 

Feedback da resposta:

Sua resposta está incorreta. Conforme art. 1.050 do Código Civil no caso de morte de sócio comanditário, a sociedade, salvo disposição do contrato, continuará com os seus sucessores, que designarão quem os represente; não constitui impedimento para diminuição da quota; impossibilitando a participação do sócio, este não pode assumir a condição de sócio e atos administrativos conforme art. CC 1.051; o nome do comanditário não deve figurar na firma social.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Visando responder a esse questionário empregaremos nosso conhecimentos adquiridos acerca da disciplina de Administração de Recursos Humanos I.Desde a Primeira Revolução Industrial no final do século XVIII na Inglaterra, no qual surgiram as grandes indústrias e o desenvolvimento dos sistemas de produção: toyotismo, taylorismo, fordismo, entre outros. Nesse cenário, adentra o trabalhador sem direitos básicos, com jornadas de trabalho de até doze horas diárias, sem alimentação. Com o passar dos anos, e com as revoltas trabalhistas, houveram melhorias, dentre as quais destacamos a Gestão de Recursos Humanos - RH, que engloba a contratação e gestão dos colaboradores na empresa, esse setor é responsável pela promoção do bom desenvolvimento dos empregados com os patrões.De acordo com a análise o resultado correto é "O nome do comanditário deve figurar na firma social, sob pena de ficar sujeito às responsabilidades de sócio comanditado e com ele responder solidariamente."
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais