Buscar

Como calcular EHL?

💡 2 Respostas

User badge image

Lavinia Paula

Cálculo de EHL

Praticamente todos os aspectos físico-químicos discutidos para suspensões são igualmente válidos para emulsões. Entretanto, no que diz respeito ao uso de tensoativos, a adequação ou aproximação dos valores de EHL em emulsões é fundamental para garantia da estabilidade física. Esta adequação é ainda mais gritante no caso de emulsões líquidas, pois do mesmo modo que o aumento da viscosidade retarda a velocidade de sedimentação das partículas, dificulta a coalescência das gotículas e, conseqüentemente, a separação de fases.

No caso de derivados graxos, o equilíbrio hidrófilo-lipófilo (EHL) é determinado em função de parâmetros que incluem peso molecular, índice de saponificação (S) e índice de acidez (A).
EHL 20 . (1 – S / A)

Para compostos não-iônicos, tais como os polímeros hidroxilados, o índice de polaridade da molécula é dado por uma relação entre peso molecular e número de hidroxilas. O índice hidrófilo lipófilo (IHL) de derivados de polioxietileno é determinado em função do número de grupos oxietileno (O) e átomos de carbono da cadeia (C).

IHL = O . 100 / C

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O balanço hidrofílico-lipofílico ou o equilíbrio hidrofílico-lipofílico, ou simplesmente HLB (sigla em inglês de Balanço Hidrofílico-Lipofílico), de um surfactante é uma medida do grau em que é hidrofílico ou lipofílico, determinado pelo cálculo dos valores para os diferentes regiões da molécula.

O método Griffin para surfactantes não iônicos, conforme descrito em 1954, funciona de acordo com a equação: HLB= 20*Mh/H

Mh é a massa molecular da parte hidrofílica da molécula e M é a massa molecular de toda a molécula, resultando em uma escala de 0 a 20. Um valor HLB igual a 0 corresponde a uma molécula completamente hidrofóbica (lipofílica), e um valor de 20 corresponde a uma molécula completamente hidrofílica (lipofóbica).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais