Buscar

Qual é a concepção de linguagem inaugurada por Frege, e que ganhou fôlego com as pesquisas de L. Wittgenstein e Bertrand Russell?

Filosofia da linguagem

💡 1 Resposta

User badge image

Paulo Marcos Ferreira Andrade

A teoria fregeana é responsável por embasar uma das invenções filosóficas mais importantes, a saber, a lógica, que por sua vez traria vastas contribuições para compreensão da filosofia da linguagem, e por que não dizer da natureza da própria filosofia. O pensamento fregeano sobre lógica trouxe para fórum de discução o princípio da negação sob a inferência da lógica, a conjunção e disjunção com base no estoicismo. A questão da lógica e da matemática formam a grande área do pensamento de Frege e é exatamente a apartir dos elementos destas temáticas é que surgem a principais contribuições que possibilitam o desenvolvimento da concepção da filosofia analítica e da filosofia da linguagem. O principal objetivo de Frege com os estudos voltados à filosofia analítica e da filosofia da linguagem era pois o de restaurar a forte relação entre lógica e filosofia, que se configurou uma espécie de autonomia da lógica com relação a metafísica e psicologia. Salgado (2013) ao discorrer sobre esta concepção fregeana da filosofia analítica da linguagem, sintetiza sua principais teses da seguinte forma: Em resumo podemos dizer que foram três as teses que ajudaram Frege a fazer parte do desenvolvimento tanto da filosofia analítica como da linguagem tendo importância central na investigação filosófica. Aqui seguem as teses as quais foram citadas acima: 1- A necessidade de separação do lógico e do psicológico, do objetivo e do subjetivo. 2- A necessidade de construção de uma linguagem lógica que expresse a estrutura do pensamento. 3- A necessidade de distinguir sentido e referência na constituição do significado lingüístico. Neste sentido Braida (2009) assevera que a origem da linguagem está nos estudos fregeanos e influenciaram de forma enfática o pensamento da filosofia moderna. Com base nos estudos de “Frege em Lógica e Filosofia da Matemática [...] desenvolveu, em grande parte sob a rubrica da “Filosofia Analítica da Linguagem”, com a contribui¬ção decisiva dos trabalhos de Bertrand Russell e Ludwig Wittgens-tein”. O pensamento de Frege, Russell de Wittgenstein segundo a linha da filosofia da linguagem analítica acaba por revolucionar o pensamento contemporâneo com idéia de que a filosofia era pois a arte de analisar e filosofar. Nesta mesma direção viam a filosofia a arte de analisar os enunciados e, por conseguinte a própria linguagem, o que postula-se a nomenclatura de filosofia analítica cujo objetivo central é era o de possibilitar a compreensão dos enunciados de modo a esclarecer o pensamento humano. O cerne a teria fregeana esta no pensamento de que em muitos momentos a palavra ou sintagma estão repletas de sentido mas não de significado, ou seja o uso não faz relação ao objeto mas é puramente conotativo a exemplo da poesia literária. Neste sentido ele afirmava que as palavras assumem sentidos diferentes que são validados a partir de um determinado contexto.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais