Buscar

Lei 8112

Pensão por morte, requerida 20 anos depois do falecimento de servidor público federal, deve ser concedida desde que existam pessoas com direito a receber o benefício. No entanto, as prestações exigíveis há mais de 5 anos estão prescritas. É certo ou errado?

💡 3 Respostas

User badge image

Concurseira OM

Certo.

0
Dislike0
User badge image

Pedro Mercadante

O STJ, em recentes decisões, tem firmado o entendimento contrário à teoria mais garantista. O Superior Tribunal de Justiça tem afirmado que a prescrição de cinco anos atinge também o direito de ação, ou seja, o herdeiro do de cujus terá até cinco anos da morte para requerer a pensão. Assim, temos o seguinte trecho da decisão do STJ:

“A jurisprudência desta Corte firmou-se no sentido de que, no caso de pretensão de recebimento de pensão por morte, transcorridos mais de cinco anos do óbito do instituidor do benefício, deve ser reconhecida a prescrição do próprio fundo de direito, não se evidenciando qualquer relação de trato sucessivo” (AREsp 66.703).  

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais