Buscar

Quais os direitos do cônjuge sobrevivente no regime separação bens?

💡 2 Respostas

User badge image

Mirrailly Jordan

No regime de separação obrigatória de bens, também chamada de separação legal de bens, em caso de divórcio, deve ser levado em consideração a regra pacificada pela Súmula 377 do STF, que diz: "No regime de separação legal de bens, comunicam-se os adquiridos na constância do casamento", ou seja, os bens adquiridos durante a união devem ser divididos pelos cônjuges em caso de divórcio, aqueles adquiridos antes da união, pertencem exclusivamente àquele que o adquiriu. Há outros julgados, no entanto, que entendem que para que ocorra a divisão, deve ser provado o esforço comum, caso que deve ser proposta ação judicial para provar e requerer a divisão, cuja decisão final depende exclusivamente do Judiciário, e pelo que se vê, depende também da realidade de cada caso concreto.

No caso de falecimento de qualquer um dos cônjuges, em regime de separação obrigatória de bens, caso haja descendentes, o cônjuge sobrevivente não será considerado herdeiro. Porém, caso o falecido deixe apenas ascendentes, o cônjuge sobrevivente terá direito à herança, na mesma proporção que os ascendentes. Caso o falecido não deixe nem descendentes e ascendentes, o cônjuge sobrevivente receberá a herança em sua totalidade. Tais regras, contudo, também são objeto de discussões judiciais, inclusive considerando o posicionamento da citada súmula 377 do STF, que embora destinada a casos de divórcio, também está sendo interpretada para discussões sobre sucessão.

Já no regime de separação convencional de bens, em caso de divórcio, não há divisão de bens, cada um dos cônjuges permanece com os seus respectivos bens. No falecimento de qualquer um dos cônjuges, caso tenham descendentes, o cônjuge sobrevivente concorrerá com esses ao seu quinhão na herança. (artigo 1829 do CC). Caso não tenham descendentes, o cônjuge sobrevivente, concorrerá com os ascendentes, conforme determinam os artigos 1.836 e 1.837 do CC, e caso não hajam descendentes ou ascendentes, o cônjuge sobrevivente herdará a totalidade da herança, independente do regime estabelecido.

É importante que se lembre da existência de uma corrente jurisprudencial entendendo que em razão da existência do pacto antenupcial, que declara a vontade das partes com referência a separação total de bens, o cônjuge não seria herdeiro em hipótese alguma, sendo essa uma discussão que também dependeria de discussão judicial, caso a parte interessada recorra ao Judiciário.

Também não se pode esquecer, e nesse caso não há muito o que se discutir judicialmente, que é garantido ao cônjuge sobrevivente, qualquer que seja o regime de bens, e sem prejuízo da participação que lhe caiba na herança, o direito real de habitação relativamente ao imóvel destinado à residência da família, desde que seja o único daquela natureza a inventariar, conforme preceitua o artigo 1.831 do CC.

2
Dislike0
User badge image

Thereza Cristina Faccio de Castro

Andreyane,

os direitos do conjugê sobrevivente em:

separação total voluntária de bens (aquela estabelecida por pacto antinupcial) : não tem meação, concorre como herdeiro (há polêmicas).

separação total obrigatória (que decorre da lei) : não tem meação e não concorre como herdeiro.

separação parcial de bens: tem meação quanto aos bens comuns, concorre como herdeiro quanto aos bens particulares.

comunhão total: tem meação, não concorre como herdeiro.

companheiro: tem meação nos bens comuns e concorre como herdeiro quanto aos bens comuns

 

Deverá sempre se observar o regime de bens!

 

Concorrência entre conjugê sobrevivente e filhos comuns:

Tem direito no mínimo a reserva da quarta parte, ou seja, se concorrer com quatro filhos ou mais caberá a ele 1/4 e aos filhos o restante para dividir.

Se for companheiro terá direito a cota igual.

Concorrência entre conjugê sobrevivente e filhos mistos:

Recebe cota em igualdade com os descendentes.

Se for companheiro terá direito a meia cota, ou seja se o filho recebe 1 cota, o companheiro recebe 0.5 cota.

 

Não importa o regime de bens!

Concorrendo o conjugê sobrevivente com ascendente: 

Pai e mãe sobreviventes:

Receberá 1/3.

 

Só com mãe, só com pai, ou outros parentes sucessiveis.

Receberá 1/2.

 

Se for companheiro:

Receberá 1/3 quando concorrer com qualquer outro parente sucessivel.

 

Na falta de ascendentes ou descentes o conjugê sobrevivente herda a totalidade da herança.

O companheiro só herda a totalidade da herança na falta de outros parentes sucessiveis.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais