Buscar

Qual a principal função de proteínas chaperonas em células vivas?

💡 4 Respostas

User badge image

Juliana Christensen

As células incorporaram mecanismos bastante eficientes para evitar que erros na transmissão da informação genética se propaguem na replicação, na transcrição e na tradução. Ainda assim, com todo esse cuidado de assegurar que a sequência de aminoácidos esteja correta, ainda é possível que uma proteína não consiga desempenhar suas funções por erro no enovelamento. Na verdade, uma quantidade significativa de proteínas precisa de ajuda para atingir a configuração terciária correta.

Essa ajuda é fornecida por uma família de proteínas que, além de auxiliar o enovelamento proteico, encaminha a proteína à destruição, caso não seja possível atingir a configuração correta.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Nos núcleos celulares encontramos os nucleotídeos, que são responsável pelos genes. No entanto, esses genes são duas pentoses, sendo que uma possui um oxigênio a menos, sendo esta denominada de Ácido Desoxirribonucleico, o famoso DNA, e a outra pentose o Ácido Ribonucleico - RNA. Este último se divide em dois o RNA mensageiro e o RNA de transcrição.

Os nucleotídeos também são ligados por bases nitrogenadas, sendo elas Guanina, Citosina, Timina, Adenina, e a Uracila para o RNA. Quando irá ocorrer a divisão celular o DNA necessita da proteína chaperonas para realizar a transcrição para a fita de RNA, e assim fazer todo o processamento da divisão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais