Buscar

A condenação por crime de tortura psicológica, acarreta em crime hediondo ?

💡 5 Respostas

User badge image

Ducy Diniz

tortura é um delito imprescidivel, inafiancável ,nao sujeito a graca e anístia conforme o art 5°inciso XLIII da CF/88.a tortura tambem esta esta incursa no art 2°I e II da lei de crimes hediondos da qual acrescentou a torutra vedada a concessao do indulto , a tortura é um delito grave,mas não é crime hediondo,é equiparado a hediondo ,juntammente como tráfico de drogas,terrorismo,possuem efeitos danosos tão graves ou similares aos crimes hediondos.

0
Dislike0
User badge image

Bruna Diniz

 Conceitua-se tortura como “a inflição de castigo corporal ou psicológico violento, por meio de expedientes mecânicos ou manuais, prati-cados por agentes no exercício de funções públicas ou privadas, com o intuito de compelir alguém a admitir ou omitir fato lícito ou ilícito, seja ou não responsável por ele”. Ele acarreta em crime equiparado a hediondo.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A tortura por si não é crime hediondo e sim equiparado ao Hediondo, porém, o regime de execução de pena é semelhante conforme o artigo 2º da lei 8.072 de 1990 que dispõe:

Art. 2º Os crimes hediondos, a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo são insuscetíveis de:           

I - anistia, graça e indulto;

II - fiança.                 

§ 1o  A pena por crime previsto neste artigo será cumprida inicialmente em regime fechado.                  

§ 2o  A progressão de regime, no caso dos condenados aos crimes previstos neste artigo, dar-se-á após o cumprimento de 2/5 (dois quintos) da pena, se o apenado for primário, e de 3/5 (três quintos), se reincidente. 

§ 2º  A progressão de regime, no caso dos condenados pelos crimes previstos neste artigo, dar-se-á após o cumprimento de 2/5 (dois quintos) da pena, se o apenado for primário, e de 3/5 (três quintos), se reincidente, observado o disposto nos §§ 3º e 4º do art. 112 da Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984 (Lei de Execução Penal).                

§ 3o  Em caso de sentença condenatória, o juiz decidirá fundamentadamente se o réu poderá apelar em liberdade.              

§ 4o  A prisão temporária, sobre a qual dispõe a Lei no 7.960, de 21 de dezembro de 1989, nos crimes previstos neste artigo, terá o prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade.           

Diante disso a tortura psicológica não é crime hediondo e sim equiparado pela lei ao crime hediondo. 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais