Buscar

Quais fatores que determinam a velocidade de transmissão ao longo do axônio?

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Gossenheimer

Principalmente, a espessura da fibra e a mielinização. Fibras grossas transmitem o pontencial mais rapidamente que fibras finas, e quanto mais mielinizada, mais rápido. 

Existem escalas de classificação de fibras de acordo com a mielinização, como a seguir:

- A alfa: Tato
- A beta: Vibração e propriocepção
- A delta: Dor
- C: Dor e temperatura

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A taxa de condução do potencial de ação limita o fluxo de informação dentro do sistema nervoso. Não é surpreendente, portanto, que vários mecanismos tenham sido desenvolvidos para otimizar a propagação de potenciais de ação ao longo dos axônios. Como a condução do potencial de ação requer um fluxo passivo e ativo de corrente, a taxa de propagação do potencial de ação é determinada por ambos os fenômenos. Uma maneira de melhorar o fluxo de corrente passiva é aumentar o diâmetro de um axônio, o que efetivamente diminui a resistência interna ao fluxo de corrente passiva .

Outra estratégia para melhorar o fluxo passivo de corrente elétrica é isolar a membrana axonal, reduzindo a capacidade da corrente de vazar do axônio e aumentando assim a distância ao longo do axônio que uma dada corrente local pode fluir passivamente. Essa estratégia é evidente na mielinização dos axônios, um processo pelo qual oligodendrócitos no sistema nervoso central (e células de Schwann no sistema nervoso periférico ) envolvem o axônio na mielina , que consiste em múltiplas camadas de membranas gliais opostas.

Ao agir como um isolante elétrico, a mielina acelera muito a condução do potencial de ação. Por exemplo, enquanto as velocidades de condução do axônio não mielinizado variam de cerca de 0,5 a 10 m / s, os axônios mielinizados podem conduzir a velocidades de até 150 m / s. A principal razão subjacente a este aumento acentuado na velocidade é que o demorado processo de geração de potencial de ação ocorre apenas em pontos específicos ao longo do axônio, chamados nós de Ranvier , onde há uma lacuna na embalagem da mielina.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais