Buscar

O que são construtos?Cite exemplos. Como eles podem ser medidos pela psicometria? Justifique.\nQual o conceito de erro na psicometria? quais os tipos?

O que são construtos?Cite exemplos. Como eles podem ser medidos pela psicometria? Justifique.\nQual o conceito de erro na psicometria? quais os tipos? como minimizar esta problematica pela teoria do erro?\nGente,nem que me mandem um artigo sobre isso,qualquer ajuda é valida.Obrigada

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Constructo é, em psicologia , qualquer entidade hipotética de difícil definição dentro de uma teoria científica. Um construto é algo que se sabe existir, mas cuja definição é difícil ou controversa. Inteligência, personalidade e criatividade são construções, por exemplo. Bunge define-o como um conceito não-observacional em oposição a conceitos observacionais ou empíricos, uma vez que os constructos são não-empíricos, isto é, não podem ser demonstrados. Esses conceitos não são diretamente manipuláveis, assim como são algo físico, mas são inferidos por meio do comportamento. Um construto é um fenômeno não tangível que, através de um certo processo de categorização, torna-se uma variável que pode ser medida e estudada.

A psicometria é a disciplina que lida com o conjunto de métodos, técnicas e teorias envolvidas na medir e quantificar as variáveis psicológicas da psique humana. Os conteúdos da psicometria são articulados, basicamente, em dois grandes blocos: teoria dos testes, que se refere à construção, validação e aplicação de testes, e escala, que inclui métodos para o desenvolvimento de escalas psicofísicas e psicológicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais