Buscar

A Sociologia surgiu tendo em vista diversas situações vinculadas às revoluções:

Russa e Mexicana
      Francesa e Industrial
    Mexicana e Chinesa
    Mexicana e Francesa
    Francesa e Russa

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A Sociologia é o estudo científico da sociedade, padrões de relações sociais, interação social e cultura da vida cotidiana. É uma ciência social que usa vários métodos de investigação empírica e análise crítica para desenvolver um corpo de conhecimento sobre ordem social, aceitação e mudança ou evolução social.

Nesse contexto, os grandes motivadores da estruturação da Sociologia foram a Revolução Francesa e a Revolução Russa, que causaram grandes mudanças sociais e na forma de organização da mesma.

A Revolução Russa, ocorreu entre os Czaristas. A Primeira Revolução foi a de Fevereiro em 1917, o intuito dela foi tirar do poder o Czar Nicolau II. Com a retirada do Czar do poder tentou-se estabelecer uma república liberal. Entretanto, com as disputas constantes pelo poder, a Revolução não se deu de forma completa.

Por sua vez, quanto a Revolução Francesa, a França no século XVIII era um país absolutista e o rei, um representante divino na Terra, controlava todos os âmbitos da sociedade, possuindo poder absoluto. Não havia oposição, nem voto, nem direito para todos. A França possuía uma sociedade hierarquizada, sendo assim bastante desigual em vistas de manter os luxos da nobreza. Além da nobreza, no topo da sociedade francesa havia o clero, que tinha muitos privilégios e não precisava pagar impostos. Os camponeses, ou trabalhadores, viviam em estado de precariedade e, como maior parcela da população, sustentava por meio de seus produtos e impostos. A nobreza se encontrava abaixo do clero no sentido de castas sociais e era composta pelo rei Luis XVI e a rainha Maria Antonieta, toda sua família, os condes, duques e marqueses, e outros nobres. Este conjunto de pessoas vivia num luxo inimaginável, em castelos, com muitos empregos, com muitos jantares e festas reais, tudo bancado pelos camponeses. Com todos os gastos excessivos da nobreza, a burguesia se revolta, fazendo a revolução francesa, com os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais