Buscar

Fenômenos de Transporte uniune

Em uma indústria química, um grupo de engenheiros foi designado para projetar uma tubulação (AISI 304 14,2 W/m.K) para transporte de fluido refrigerante. O tubo deve ter um diâmetro interno de 36 mm e espessura de parede de 2 mm. O fluido a ser transportado e o ambiente estão, respectivamente, nas seguintes temperaturas 15 ºC e 55 ºC. Considerando os coeficientes convectivos interno e externo de 400 W/m².k e 6 W/m².k respectivamente, qual é o ganho de calor por unidade de comprimento do tubo?

 

6,35 W/m

 

4,35 W/m

 

29,95 W/m

 

18,2 W/m

 

21,3 W/m

💡 4 Respostas

User badge image

p c

a

0
Dislike2
User badge image

Andre Smaira

Temos que o tubo troca calor com os fluidos externo e interno por convecção. Esse tudo possui diâmetro interno \(d_i=0,036\;m\) e diâmetro externo \(d_e=0,04\;m\). O coeficiente de troca de calor por condução do aço é de \(k=14,2\;W/mK\) e os coeficientes convectivos interno e externo são, respectivamente, \(h_i=400\;W/m^2K\) e \(h_e=6\;W/m^2K\). A temperatura do ar ambiente é \(T_{\infty}=55°C\) e a do fluido farmacêutico é \(T=15°C\).

Usando o conceito de resistência térmica da parte interna para a parte externa do tubo, teremos \(q=\dfrac{T-T_{\infty}}{R_{eq}}\), sendo \(R_{eq}=\dfrac1{h_iA_i}+\dfrac{\ln(\dfrac{r_e}{r_i})}{2\pi kL}+\dfrac1{h_eA_e}\). Sendo \(L\) o comprimento do cilindro, \(A_i=2\pi r_iL\) e \(A_e=2\pi r_iL\). Porém, queremos saber o ganho de calor por unidade de comprimento do tubo, ou seja \(q'=\dfrac qL=\dfrac{T-T_{\infty}}{\dfrac1{2\pi h_ir_i}+\dfrac{\ln(\dfrac{r_e}{r_i})}{2\pi k}+\dfrac1{2\pi h_er_e}}=59,23\,W/m\).

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais