Buscar

O que é uma ligação glicosidica e como ela é formada ? Faça a ligação entre galactose e glicose para a formação de lactose

💡 3 Respostas

User badge image

Daniel Silva

ligação glicosídica é uma ligação covalente resultante da reação de condensação entre uma molécula de um carboidrato com um álcool, que pode ser outro carboidrato.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A ligação glicosídica é a ligação que, através da qual um açúcar está ligada a uma outra molécula, com ou sem um hidrato de carbono.

Se dois ou mais monossacarídeos são unidos (formando dissacarídeos ou polissacarídeos ) usando um átomo de oxigênio como ponte entre as duas moléculas (um éter ), seu nome correto é ligação O-glicosídica . Analogamente, existem também ligações glicosídicas S, N e C.

Se a reação do OH vem dos dois carbonos anoméricos, o dissacarídeo será dicarbonila , os dois grupos -OH estão envolvidos na ligação, e não terá poder redutor, uma vez que reside no grupo -OH. No entanto, se a ligação a participar OH de um carbono anomérico e outro carbono anomérico não, o dissacárido vai monocarbonílico e tem a redução da potência (como é um grupo OH livre na outra carbono anomérico).

Este fato pode ser verificado experimentalmente por meio da reação com o reagente de Fehling ou com o reagente de Tollens. No final do processo, ambos os monossacarídeos serão unidos por um oxigênio (O).

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais