Buscar

Importancia do sistema nervoso e seus componentes?

💡 3 Respostas

User badge image

Hyanne Elidio

O sistema nervoso  realiza várias funções de extrema importância. Além de executar tarefas específicas, o sistema nervoso atua em conjunto com outros órgãos do corpo humano, auxiliando-os em seu funcionamento.

Estímulos e diversos tipos de informações são captados por receptores sensitivos do nosso corpo. Um ferimento na pele ou aumento e diminuição de temperatura externa e até mesmo um simples arranhão são captados por estes receptores. Os neurônios sensitivos levam quase que instantaneamente estas informações e estímulos para o encéfalo e ou medula espinal.

Células nervosas específicas, principalmente os interneurônios , realizam a análise, processamento e armazenamento destes estímulos e informações captados pelos receptores sensitivos. Estas células também atuam na preparação de uma resposta do organismo para a situação que está ocorrendo.

As funções monotoras é a última etapa do processo do sistema nervoso para um estímulo. É a resposta do sistema nervoso, que é executada pelos neurônios motores  Células e órgãos efetores, que estão em contato com os neurônios motores, recebem uma informação do cérebro e executam uma ação de acordo com a situação que está ocorrendo. 

De forma resumida o sistema nervoso recebe o estímulo, analisa e processa a informação, enviando-a ao cérebro. Logo em seguida, executa uma ação em prol do organismo. 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O sistema nervoso é um conjunto de células especializadas na condução de sinais elétricos. O sistema nervoso possiu em sua composição, dois tipos diferentes de células que são chamadas de neurônios e células gliais.

Os neurônios têm a função de coordenar as ações dos animais através de sinais químicos e elétricos enviados de um lugar para outro do organismo.

Os neurónios são as células que constituem a unidade fundamental de base do sistema nervoso, eles são ligados em conjunto de uma maneira complexa e tem a propriedade de gerar, propagação, sinais codificam e de accionamento por gradientes electroquímicos (electrólito) nível membrana axonal e de neurotransmissores ao nível de sinapses e receptores.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais