Buscar

Identifique a frase incorreta quanto à regência:a. Informei-os dos resultados obtidos.b. Esta lei visa à segurança dos pedestres.c. Comunique-lhes

Identifique a frase incorreta quanto à regência: a. Informei-os dos resultados obtidos. b. Esta lei visa à segurança dos pedestres. c. Comunique-lhes nossa decisão. d. Obedeço-o prontamente. e. Vise o cheque antes de entregá-lo.

💡 6 Respostas

User badge image

Gilsilene Costa

letra c

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

  • a. Informei-os dos resultados obtidos.
  • O verbo “informar” é transitivo direto e indireto ao mesmo tempo (ou seja, bitransitivo). Se a pessoa for o objeto direto, a coisa deve ser objeto indireto, e vice versa.

    Na frase, o objeto direto é “os” e o objeto indireto é “dos resultados obtidos”. Portanto, a regência do verbo está correta.

    1. b. Esta lei visa à segurança dos pedestres.
    O verbo “visar” pode ter vários significados. Nesse contexto, significa “objetivar”, “pretender”. Portanto, exige objeto indireto, o que consequentemente exige uma preposição. Como “à” é a junção da preposição “a” e do artigo definido “a”, a regência do verbo está correta.
    1. c. Comunique-lhes nossa decisão.
    Assim como o verbo “informar” da frase anterior, o verbo “comunicar” é transitivo direto e indireto ao mesmo tempo (ou seja, bitransitivo). Se a pessoa for o objeto direto, a coisa deve ser objeto indireto, e vice versa.

    Na frase, o objeto direto é “nossa decisão” e o objeto indireto é “lhes”. Portanto, a regência do verbo está correta.

    1. d. Obedeço-o prontamente.
    O verbo “obedecer” é transitivo indireto. Como o objeto “o” é direto, a regência do verbo está incorreta.
    1. e. Vise o cheque antes de entregá-lo.
    O verbo “visar” pode ter vários significados. Nesse contexto, significa “assinalar”, “rubricar”. Portanto, exige objeto direto. Como o objeto “o cheque” é direto, a regência do verbo está correta.

    Já o verbo “entregar” é é transitivo direto e indireto ao mesmo tempo (ou seja, bitransitivo). O objeto “lo” do verbo corresponde ao “cheque”. Portanto, a regência do verbo está correta. Portanto, toda a frase está correta.

    Alternativa assinalada: letra d.

    0
    Dislike0
    User badge image

    Suzana Disposti

    correta letra D

    0
    Dislike0

    Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

    Esse e outros conteúdos desbloqueados

    16 milhões de materiais de várias disciplinas

    Impressão de materiais

    Agora você pode testar o

    Passei Direto grátis

    Você também pode ser Premium ajudando estudantes

    ✏️ Responder

    SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

    Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

    User badge image

    Outros materiais