Buscar

Marta, 18 anos, foi encontrada em coma em sua residência após a ingestão de aproximadamente vinte comprimidos brancos.

A alternativa correta com justificativa!

 

Marta, 18 anos, foi encontrada em coma em sua residência após a ingestão de aproximadamente vinte comprimidos brancos. Tinha problemas emocionais que se acentuaram com o rompimento com seu namorado. Os comprimidos utilizados pertenciam ao seu irmão, portador de epilepsia. Marta estava inconsciente, hipotérmica, com respiração superficial, apresentando cianose de extremidades (sinal de hipoxemia), flacidez muscular e hipotensão. Não respondia a nenhum estímulo doloroso. Julgue os itens:

I) vários medicamentos podem levar a um quadro clínico de intoxicação semelhante ao descrito, por exemplo, a intoxicação por fenobarbital e fenitoína. A fenitoína é um anticonvulsivante muito utilizado em tentativas de auto-extermínio.

II) se a intoxicação for secundária à utilização de barbitúricos, o risco de morte é grande e medidas terapêuticas devem ser implementadas rapidamente, como a alcalinização da urina com bicarbonato de sódio para aumentar sua excreção urinária. A lavagem gástrica nunca deve ser realizada pelo risco de o paciente desenvolver lesão esofágica grave.

III) em doses elevadas de diazepínicos, podem ser observados os seguintes sintomas: hipotensão, depressão respiratória e hipotermia.

IV) na tentativa de reduzir a absorção de barbitúricos, pode-se administrar carvão ativado a pacientes que ingeriram grandes quantidades da droga.

V) o uso prolongado de barbitúricos, mesmo em doses terapêuticas, pode estar associado ao desenvolvimento de dependência. Por esse motivo, usuários crônicos de barbitúricos não devem interromper abruptamente a droga, mas sim gradualmente, durante dias ou semanas, para não desenvolverem sintomas semelhantes aos observados com a retirada do álcool.

Estão corretos:

A-I e II

B-II e III

C-III e IV

D-IV e V

E-III, IV e V

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

As sobredosagens de drogas ou produtos químicos podem ser acidentais ou intencionais. A overdose de medicamentos ocorre quando uma pessoa toma mais do que a dose medicamente recomendada de uma prescrição ou medicamento de venda livre. No entanto, algumas pessoas podem ser mais sensíveis a certos medicamentos, de modo que o limite superior do intervalo terapêutico de um medicamento possa ser tóxico para eles.

Drogas ilícitas, usadas para se drogar, podem ser ingeridas em quantidades excessivas quando o metabolismo de uma pessoa não pode desintoxicar a droga com rapidez suficiente para evitar efeitos colaterais indesejados.

A exposição a produtos químicos, plantas e outras substâncias tóxicas que podem causar danos são chamadas de intoxicações. Quanto maior a dose ou maior a exposição, pior o envenenamento .

Portanto, a alternativa correta é a alternativa E.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais