Buscar

Sobre o processo de escolarização, Vigotski acreditava que todo indivíduo é capaz de aprender

Segundo ele, o sujeito é um ser ativo, que interage e modifica o meio, assim como o meio modifica o indivíduo. Pensando nessa perspectiva, como o professor deve agir no processo de escolarização dos alunos com Síndrome de Down?

   

Já que a inclusão prevê a inserção destes alunos na sala regular, não deve haver nenhuma modificação na prática do professor.

   

O professor deve mediar a relação do aluno com o conhecimento, possibilitando a criação, o desenvolvimento e a aprendizagem e acreditando que todos são capazes.

   

O professor da sala regular deve repassar os conteúdos para que o aluno aprenda de modo adaptado na sala de Educação Especial.

   

O aluno com Síndrome de Down deve possuir um professor de apoio dentro da sala de aula, para que ele transcreva os conteúdos da forma que ele entenda.

   

O professor deve adaptar os conteúdos para que o aluno com Síndrome de Down aprenda ao menos uma parte do que está sendo ensinado à turma.

💡 7 Respostas

User badge image

andrea ferreira da rocha

O professor deve mediar a relação do aluno com o conhecimento, possibilitando a criação, o desenvolvimento e a aprendizagem e acreditando que todos são capazes.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Tendo por base tal perspectiva de Vigotski, ao trabalhar na escolarização do aluno portador de Síndrome de Down, o professor deve mediar a relação do aluno com o conhecimento, o que deverá tornar possível a criação, o desenvolvimento e a aprendizagem, partindo-se do princípio de que todos são capazes.

Portanto, a alternativa correta é a segunda).

É importante, neste contexto, fazer uma criteriosa verificação das informações fornecidas pelo enunciado. Alguns detalhes, mesmo que possam parecer insignificantes, são muitas vezes os elementos a revelar a resposta da questão, evitando errar por descuido.

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

A Resposta Correta é: "O professor deve mediar a relação do aluno com o conhecimento, possibilitando a criação, o desenvolvimento e a aprendizagem e acreditando que todos são capazes."

Explicação:

Vygotsky acreditava que todo indivíduo é capaz de aprender. Segundo ele, o sujeito é um ser ativo, que interage e modifica o meio, assim como o meio modifica o indivíduo.

Tanto na perspectiva de Vygotsky quanto na Educação Especial (e na Educação Inclusiva), todos os alunos são capazes de aprender, desde que sejam feitas adaptações e mediações adequadas.

Nesta mediações reside a importância do professor ou apoiador pedagógico, mediando a relação dos alunos com o Conhecimento, possibilitando momentos de criatividade, descoberta, amadurecimento (ou desenvolvimento) e aprendizagem, propriamente dita.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais