Buscar

Em geografia o que é ravina? Como a ravina aparece? Como evitar o surgimento da ravina?

Essas perguntas sao do meu trabalho do fim do curso sou estudante do curso de construção civil e o tema e falar sonre as ravinas, quem poder ajudar estarei muith grata de coração ????????

💡 6 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A erosão, considerada como um dos principais processos que dão origem aos solos, consiste numa série de etapas de desgaste, transporte e sedimentação das rochas e solos.

Os principais tipos de erosão são:

  • Erosão pluvial: causada pela água da chuva. Caracteriza-se por um desgaste do solo;
  • Erosão fluvial: causada pela água dos rios. Caracterizada por transformam os cursos dos rios em vales profundos;
  • Erosão marinha: causada pela água do mar. Acarreta em desgaste nas rochas e solos litorâneos e pela formação de paisagens costeiras;
  • Erosão eólica: causada pela ação dos ventos. Acarreta em intemperismo nas rochas e no transporte de sedimentos para áreas distantes em um processo lento;
  • Erosão glacial: causada pela ação do gelo através do congelamento e descongelamento da água em solos e rochas.
  • A ravina consiste em um fenômeno geológico que trata-se da formação de grandes buracos em virtude de processos erosivos provocados pelas chuvas, comumente em solos em que a vegetação é escassa ou inexistente. A ravina é um fenômeno muito prejudicial para o solo, dado que torna o mesmo impróprio para o cultivo.

1
Dislike0
User badge image

Raphael Mota Figueira

A ravina consiste em um fenômeno geológico que trata-se da formação de grandes buracos em virtude de processos erosivos provocados pelas chuvas, comumente em solos em que a vegetação é escassa ou inexistente. A ravina é um fenômeno muito prejudicial para o solo, dado que torna o mesmo impróprio para o cultivo.

1
Dislike0
User badge image

Marcos Denis Botelho Nóbrega

[...Sucos e ravinas são incisões rasas e alongadas que ocorrem no solo em função de fluxos concentrados devido à rugosidade do terreno, sendo comuns em áreas não vegetadas ou em terras agrícolas, pastagens e estradas.
[... A ocorrência de sucos e ravinas é comum à beira de estradas vicinais e vertendes, onde práticas de conservação do solo não são adotadas (Guerra; Jorge, 2014).
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais