Buscar

Escreva a equação do 2o grau na incógnita x que nos permite calcular dois números reais quando a soma desses números é 7/2 e o produto é 3/2.

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Em matemática, uma equação é uma afirmação que afirma a igualdade de duas expressões. A palavra equação e seus cognatos em outras línguas podem ter significados sutilmente diferentes; por exemplo, em francês uma equação é definida como contendo uma ou mais variáveis, enquanto em inglês qualquer igualdade é uma equação.

A resolução de uma equação contendo variáveis consiste em determinar quais valores das variáveis tornam a igualdade verdadeira. As variáveis também são chamadas de incógnitas e os valores das incógnitas que satisfazem a igualdade são chamados de soluções da equação.

De acordo com o que nos foi dito no enunciado, a equação em questão será encontrada da seguinte maneira:


\[\eqalign{ & y = \left( {x + \dfrac{7}{2}} \right)\left( {x + \dfrac{3}{2}} \right) \cr & \left( {x + \dfrac{7}{2}} \right)\left( {x + \dfrac{3}{2}} \right) = 0 \cr & {x^2} + \dfrac{7}{2}x + \dfrac{{3x}}{2} + \dfrac{{21}}{4} = 0 \cr & {x^2} + \dfrac{{10x}}{2} + \dfrac{{21}}{2} = 0 \cr & {x^2} + 5x + \dfrac{{21}}{2} = 0 }\]

Portanto, a equação será \(\boxed{{x^2} + 5x + \dfrac{{21}}{2} = 0}\).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais