Buscar

quais os principais farmacos usados como vasodilatadores coronarianos

💡 4 Respostas

User badge image

Humberto Thomaz

Cinarizina

1
Dislike0
User badge image

Thalita Gama

Dinitrato de isossorbida, mononitrato de isosorbida, nitroglicerina, propatilnitrato, trapidil
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os vasodilatadores farmacológicos são usados no tratamento da hipertensão, isquemia miocárdica e insuficiência cardíaca congestiva. Esses medicamentos podem afetar indiretamente o fluxo sanguíneo coronariano por seus efeitos na circulação periférica, efeitos que modificam a demanda miocárdica de oxigênio.

Eles também têm efeitos diretos na circulação coronariana, com alguns medicamentos afetando principalmente as grandes artérias coronárias epicárdicas e outros afetando principalmente os pequenos vasos de resistência. Algumas estenoses coronárias são compatíveis e são capazes de alterações no calibre. Drogas que dilatam grandes artérias coronárias, como nitroglicerina e agentes bloqueadores dos canais de cálcio, podem dilatar esses segmentos estenóticos.

Essa dilatação pode contribuir para o alívio da isquemia do miocárdio, aumentando o fluxo sanguíneo coronariano. Alternativamente, medicamentos que dilatam vasos de resistência sem afetar as grandes artérias coronárias podem causar estreitamento passivo ou colapso das estenoses coronárias e potencialmente agravar a isquemia do miocárdio.

Portanto, na presença de estenoses coronárias, um vasodilatador pode ser benéfico ou prejudicial, dependendo, pelo menos em parte, do local de ação do medicamento na circulação coronariana.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais