Buscar

Como se desenvolve o potencial de membrana?

Potenfial de membrana

💡 3 Respostas

User badge image

Lucas Olimpio

A despolarização é a primeira fase do potencial de ação. Durante essa fase, ocorre um significativo aumento na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular. Isso propicia um grande fluxo de íons sódio de fora para dentro da célula por meio de sua membrana por um processo de difusão simples.

Como resultado do fenômeno citado acima, o líquido intracelular passa a apresentar uma grande quantidade de íons de carga positiva (cátions) e a membrana celular passa a apresentar agora um potencial inverso daquele encontrado nas condições de repouso da célula: Mais cargas positivas no interior da célula e mais cargas negativas no seu exterior.

O potencial de membrana nesse período passa a ser, portanto, positivo (algo em torno de +45 mv).

A repolarização é a segunda fase do potencial de ação e ocorre logo em seguida à despolarização.

.........

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/fisiologia-geral-repolarizacao-e-polarizacao/19865

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os íons sódio, potássio e cloreto são os íons mais importantes que participam da geração do potencial de membrana nas fibras nervosas e musculares. O gradiente eletroquímico de cada um dos íons através da membrana ajuda a determinar a voltagem do potencial da membrana. A permeabilidade da membrana a cada um dos íons determina o grau de importância de cada um deles, ou seja, se por algum motivo a membrana for permeável apenas ao sódio, por exemplo, o potencial da membrana será igual ao potencial de Nerst para sódio

Um gradiente de concentração positivo dentro da membrana causa eletronegatividade dentro dela; isso explica que, se houver, por exemplo, uma concentração mais alta de íons potássio no interior da membrana, haverá uma maior difusão dos mesmos, do interior para o exterior da membrana, gerando um déficit de cargas positivas no interior da membrana. membrana, que dará ao referido meio uma carga negativa. Mudanças rápidas na concentração de íons sódio e potássio são os principais responsáveis pela transmissão nervosa.

Além disso, os processos de despolarização e hiperpolarização da membrana durante, por exemplo, a transmissão do impulso nervoso pelos potenciais de ação ou pela contração muscular envolvem um grande número de proteínas da membrana que intervêm no fluxo iônico bidirecional.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais