Buscar

1-Qual é a base de validade da teologia afirmativa? 2-Porque é necessária a Teologia negativa? texto: Pseudo-Dionísio Aeropagita Teologia Mistica

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Alguns falam que falar de Deus é por sua natureza uma forma de limitar a Deus ou ao divino. Este foi um dos princípios fundamentais das obras de Pseudo-Dionísio, o Areopagita. Ao definir o que Deus ou o divino é, limitamos o ilimitado.

Uma maneira catafática de expressar Deus seria que Deus é amor. O caminho apofático seria afirmar que Deus não é ódio (embora essa descrição possa ser acusada do mesmo dualismo). Ou dizer que Deus não é amor, pois ele transcende até a nossa noção de amor. Finalmente, alguém viria a remover até a noção da Trindade, ou dizendo que Deus é um, porque O Divino está acima da numerosidade.

Já a A tradição apofática é frequentemente, embora nem sempre, aliada à abordagem do misticismo , que visa a visão de Deus, a percepção da realidade divina além do domínio da percepção comum .

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais