Buscar

São características do planejamento educacional referendado na perspectiva progressista da educação:

💡 5 Respostas

User badge image

Lethycia Souza

O presente estudo apresenta uma reflexão sobre o planejamento educacional, seus impactos e relevância na ação docente. Traz à baila um debate acerca do planejamento enquanto instrumento que permite ao professor a definição de metas, o estabelecimento de objetivos, avaliando, por meio dele, os resultados da avaliação. Considera que o planejamento é alicerce fundamental para a construção de uma educação transformadora, de acordo com o momento histórico em que vivemos. Destaca que nas escolas ainda existem práticas pautadas na adoção de planejamentos prontos, de roteiros que sugerem, passo a passo, modelos de transposição didática e até ações de improviso, por parte dos professores. Contribuem para as análises do estudo os autores: Behrens, (1996), Besse; Caveing (2002), Freire (2011), Hoffmann (2004), Perrenoud (1993), Vasconcellos (1999), Veiga (2006), Wachowicz (2009). Optamos pela dialética como método do estudo, tendo em vista que esta concebe o olhar do pesquisador em constante movimento, em razão da infinita riqueza que a realidade oferece. Os resultados do estudo apontam para a necessária tomada de consciência, por parte do professor, quanto à relevância do planejamento, aprimorando, assim, suas práticas de trabalho, com o estabelecimento de relações mais consistentes com os estudos teóricos. Destaque para a clareza de que a ação de planejar não pode, nem deve ser linear, pautada em avaliação superficial das realidades e dos sujeitos envolvidos. A crença central do estudo está em que o planejamento é uma das bases para que a aprendizagem se constitua um desafio conjunto de mestres e aprendizes, conquanto considerado como ferramenta para o trabalho intelectual, que é um princípio da ação do professor. O planejamento permite direcionar as ações educativas, e por outra parte, possibilita construir práticas de ensino mais problematizadoras, conduzindo os estudantes a uma nova compreensão da realidade.

0
Dislike0
User badge image

Thaissa Silva

presente estudo apresenta uma reflexão sobre o planejamento educacional, seus impactos e relevância na ação docente. Traz à baila um debate acerca do planejamento enquanto instrumento que permite ao professor a definição de metas, o estabelecimento de objetivos, avaliando, por meio dele, os resultados da avaliação. Considera que o planejamento é alicerce fundamental para a construção de uma educação transformadora, de acordo com o momento histórico em que vivemos. Destaca que nas escolas ainda existem práticas pautadas na adoção de planejamentos prontos, de roteiros que sugerem, passo a passo, modelos de transposição didática e até ações de improviso, por parte dos professores. Contribuem para as análises do estudo os autores: Behrens, (1996), Besse; Caveing (2002), Freire (2011), Hoffmann (2004), Perrenoud (1993), Vasconcellos (1999), Veiga (2006), Wachowicz (2009). Optamos pela dialética como método do estudo, tendo em vista que esta concebe o olhar do pesquisador em constante movimento, em razão da infinita riqueza que a realidade oferece. Os resultados do estudo apontam para a necessária tomada de consciência, por parte do professor, quanto à relevância do planejamento, aprimorando, assim, suas práticas de trabalho, com o estabelecimento de relações mais consistentes com os estudos teóricos. Destaque para a clareza de que a ação de planejar não pode, nem deve ser linear, pautada em avaliação superficial das realidades e dos sujeitos envolvidos. A crença central do estudo está em que o planejamento é uma das bases para que a aprendizagem se constitua um desafio conjunto de mestres e aprendizes, conquanto considerado como ferramenta para o trabalho intelectual, que é um princípio da ação do professor. O planejamento permite direcionar as ações educativas, e por outra parte, possibilita construir práticas de ensino mais problematizadoras, conduzindo os estudantes a uma nova compreensão da realidade.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O planejamento educacional é de fundamental importância em toda unidade de ensino, pois dessa forma pode-se alavancar a aprendizagem de alunos e adolescentes. Onde um planejamento bem estruturado, também contribui consideravelmente para o desenvolvimento do aluno como pessoa, que por sua vez é um dos pilares da educação de todo país.

A educação progressista é aquele que faz com que o indivíduo possua uma atenção especial e não tenha foco no lucro por parte do educador, sendo a principal responsabilidade o desenvolvimento do aluno, seja na fase de criança ou adolescente, ficando o lucro para uma segunda opção.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais