A maior rede de estudos do Brasil

prova final de logistica integrada alguem tem


3 resposta(s)

User badge image

Amanda

Há mais de um mês

Disciplina:

Logística Integrada (CEX96)

Avaliação:

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:446958) ( peso.:4,00)

Prova:

11529654

Nota da Prova:

1,60

1. Uma peça importante no contexto da Logística Empresarial é a gestão da armazenagem, vinculada à necessidade de suprir insumos de maneira contínua ao processo produtivo, com a necessidade de manter uma estocagem e um espaço adequado. Para garantir uma armazenagem adequada às necessidades da empresa, existem diversas opções de gestão. Contudo, nos últimos anos, e em função das inovações em Tecnologia da Informação (TI), foi criada uma ferramenta que ajuda na gestão da armazenagem, a Supply Chain Management (SCM). Considerando isso, explique como a SCM ajuda a melhorar os processos, ou seja, os custos na armazenagem de uma empresa.
Resposta Esperada:

Por meio da SCM, pode-se levantar um mapeamento das atividades vinculadas à cadeia de suprimentos, aprimorando assim a produtividade na gestão da armazenagem e levando a uma melhora nas sequências dos tempos de suprimentos dos insumos necessários à cadeia produtiva. O aprimoramento na armazenagem é refletido em menores custos logísticos e na gestão organizacional, entre as diferentes áreas da empresa.


2. Toda atividade humana gera impacto ambiental, algumas bem mais e outras menos. Hoje, existe mais conscientização sobre isto, assim, as empresas estão procurando otimizar processos para conseguirem produzir com menos uso de recursos e com energia mais limpa. Um desses processos é a Logística Reversa. Explique como funciona a Logística Reversa, cite um exemplo, e como ela consegue gerar menor impacto ambiental e competitividade às empresas.
Resposta Esperada:

A logística reversa leva em consideração a necessidade de recuperar ou retornar os elementos que fazem parte dos produtos que já foram vendidos. Assim, consegue-se trazer de volta partes que podem ser reutilizadas nos processos produtivos. Exemplo: ao vender vidros de conservas às empresas, poderiam trazer de volta os vidros para serem reutilizados. Nesse sentido, os materiais que normalmente são descartados podem ser reutilizados, transformados em produtos secundários, componentes, insumos etc.

Todo esse processo de logística reversa, além de conseguir reduzir o impacto ambiental, ao ter que planejar toda uma logística para recuperar esses materiais, as empresas desenvolvem sistemas logísticos eficientes, conseguindo fazer economias na logística ao longo da cadeia de distribuição, gerando assim vantagens competitivas necessárias para se manterem no mercado.


 

Disciplina:

Logística Integrada (CEX96)

Avaliação:

Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:446957) ( peso.:3,00)

Prova:

11529653

Nota da Prova:

10,00

Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  

1. Levando em consideração o conceito Just in Time, cada empresa possui uma programação da produção única. Em função de suas particularidades, as empresas podem aplicar diferentes programas de produção. A programação dependerá de diversos fatores, mas a análise destas podem ser observadas sob a perspectiva de dois dois grandes modelos de projeções: o gráfico de barras (Gantt) e o segundo é o MRP (material-requirements planning). Considerando o MRP (material-requirements planning), assinale a alternativa CORRETA:
a) Por meio do MRP, a empresa pode planejar o fluxo de caixa e assim determinar o CRM (Customer Relationship Management), que é o sistema que monitora as atividades relacionadas com os clientes da empresa.
b) Por meio dos sistemas de informações, as empresas podem determinar a análise do sistema SCM (Supply Chain Management), conseguindo assim planejar o MRP.
c) Por meio dos Sistema Integrados de Gestão Empresarial (ERP) são recebidas as informações do MRP para definir o planejamento de recursos da manufatura da empresa.
d) O MRP é peça-chave para determinar as necessidades de informação do sistema FRM (Financial Resource Management), que visa ao gerenciamento de recursos.

2. Para uma avaliação dos custos na empresa, levamos em consideração o custo da imobilização dos estoques. Estes estão representados pelo tempo de permanência dos estoques na empresa. Sobre o que podemos considerar exemplos que integram os custos de utilização do espaço de armazenagem, analise as seguintes opções:

I- Custos de oportunidade e taxas.
II- Custos de seguros e taxas.
III- Custos variáveis, custos de oportunidade e custos do armazém público versus armazém privado.
IV- Custos de quebras, furtos e obsolescência.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As opções I, II e IV estão corretas.
b) As opções I e IV estão corretas.
c) Somente a opção III está correta.
d) As opções II e IV estão corretas.

3. A questão dos canais de distribuição das organizações deve ser abordada conforme o plano estratégico delas. Nesta análise, quanto maior for a verticalização, maior será a necessidade pelo controle do fluxo logístico dos produtos. Sobre a questão da verticalização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A empresa fabricante distribui seus produtos, pelo correio, diretamente no domicílio do consumidor final.
(    ) A empresa produz a mercadoria e abastece os depósitos ou centros de distribuição do varejista.
(    ) A empresa fabricante aguarda a entrega do produto no seu local, pois o atacadista ou distribuidor é o responsável pelo transporte das mercadorias.
(    ) A empresa fabricante abastece seus próprios depósitos ou centros de distribuição para, a partir daí, abastecer os varejistas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - V.
d) F - V - V - F.

4. Quando analisar as modalidades de transporte, deve-se observar o médio mais efetivo e econômico para transportar a mercadoria. Entre eles, temos o modal dutoviário, a modalidade de transporte mais econômica para grandes volumes, se comparar com os modais rodoviário e ferroviário. Sobre exemplos deste modal, analise as seguintes sentenças:

I- Os oleodutos fazem o serviço de transportar petróleo, óleo combustível, gasolina, diesel, GLP, entre outros.
II- Os oleodutos fazem o serviço, em sua maioria, de transportar petróleo, gás natural, gasolina, diesel, entre outros.
III- Os minerodutos fazem o serviço de transportar sal-gema, minério de ferro e concentrado fosfático.
IV- Os gasodutos servem para transportar GLP, gás natural, entre outros hidrocarbonetos.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

5. As estratégias de crescimento da economia no Brasil, agora mais integradas comercialmente, focam na expansão e melhoria da infraestrutura de transportes, que é um dos elementos-chave para a competitividade da produção nacional de bens. Em termos gerais, o que a estratégia pública engloba?
a) Compra de matérias-primas especializadas.
b) Cancelamento de parcerias nos setores privados.
c) Elaboração de um plano diretor para estagnar os investimentos no setor aquaviário.
d) Reforma regulatória nos portos e nas ferrovias.

6. O planejamento dos suprimentos faz uma análise das necessidades de consumo de materiais na produção. Nesse planejamento, é necessário identificar o ponto de equilíbrio mínimo para que a empresa não gere perda. Sobre os valores de custo e o preço de venda, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A margem de contribuição é de R$ 88,00.
(    ) A margem de contribuição é de R$ 210,00.
(    ) O ponto de equilíbrio é de 283 unidades.
(    ) O ponto de equilíbrio é de 953 unidades.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - F - V.
b) F - V - F - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - V - F.

7. Uma das funções das empresas fornecedoras é de disponibilizar produtos e serviços que possam agregar valor às necessidades dos clientes, mostrando eficiência e competência com vistas a cumprir seus planejamentos programados e obter resultados que aprimorem a cadeia de suprimentos. Estes planos de resultados podem ser mensurados com uma base referencial. Quanto a essa base referencial, assinale a alternativa CORRETA:
a) A logística de entrega deve possuir principalmente rapidez, desempenho operacional e limpeza.
b) Deve existir disponibilidade, o serviço de entrega deve possuir limpeza, e a logística de entrega deve possuir principalmente rapidez.
c) Deve existir disponibilidade, a logística de entrega do fornecedor deve ter desempenho operacional, e o serviço prestado pelo fornecedor deve ser confiável.
d) A logística de entrega deve possuir principalmente limpeza, desempenho operacional e muita agilidade.

8. Na estrutura de custos das empresas brasileiras, existe ainda um peso forte de custos logísticos, se se comparar com países de nível de desenvolvimento semelhante ao do Brasil. Isso é reflexo, em parte, das muitas limitações da estrutura organizacional da empresa brasileira. Com relação a essas limitações, analise as sentenças a seguir:

I- Algumas empresas possuem dificuldades em levantar recursos para manter seus sistemas de informação atualizados e assim melhorar a logística integral destas empresas, conhecida como gestão da supply chain (cadeia de suprimentos).
II- Existem muitas situações em que a função de chefia do setor logístico não possui a devida importância dos gestores da empresa brasileira.
III- Existem processos logísticos complexos, demandando de sistemas de custos com informações exatas e consistentes. Esses sistemas de custos demandam altos volumes de investimento, o qual prejudica sua instalação.
IV- Em algumas situações, existem problemas em estabelecer parcerias estratégicas, no que tange ao deslocamento das mercadorias, em função da falta de investimento por parte do governo nas malhas rodoviárias do país.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

9. Na gestão empresarial, o benchmarking serve como ferramenta de mensuração da performance (desempenho). O benchmarking é feito por meio da análise comparativa com a média de desempenho do setor industrial pertencente a uma empresa. Essa mensuração comparativa aplica-se às diversas atividades da gestão empresarial, inclusive na logística. No contexto logístico, o benchmarking pode ser aplicado por meio dos seguintes indicadores: econômicos, de produtividade, de perfil de unidade, entre outros. Considerando esses indicadores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) O indicador drop-size serve para analisar o volume de unidades movimentadas de certo produto para um número determinado de clientes. Assim, quanto maior o número clientes atendido, menores serão as redes logísticas.
(    ) O indicador km por dias/veículo informa o giro da frota por clientes atendidos, e quanto mais clientes forem visitados durante uma determinada quilometragem, melhor será o uso de recursos.
(    ) O indicador de uso de frota ajuda a visualizar como os custos fixos podem ser diluídos em um maior número de mercadorias movimentadas. Assim, o indicador ajuda a medição da redução de custos por unidade transportada.
(    ) Quando observar o índice de produtividade no carregamento, é importante observar que, quanto mais produtos puder movimentar, maior será a redução de custos, isto é, movimenta-se maior volume com a mesma quantidade de pessoas.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - F - V.
b) F - V - V - F.
c) F - V - V - V.
d) F - F - V - V.

10. As empresas utilizam diversos modelos e sistemas de gestão no momento de mexer nos estoques, sendo um destes modelos o Sistema de Gerenciamento de Armazéns (SGA). Este sistema faz uma correlação de atividades entre a ordem de pedidos e a disponibilidade dos produtos estoqueados. Para realizar a gestão do SGA, ele considera cinco elementos principais. Sobre esses elementos, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Entrada.
II- Estocagem.
III- Gerenciamento de estoques.
IV- Processamento e retirada de pedidos.
V- Preparação do embarque.

(    ) Uma vez registrada a entrada do material (produto), ele deve ser temporariamente estocado no armazém. Neste ponto, SGA possui todas as informações do espaço disponível, logo o sistema informará onde o produto deverá ser alocado assim que entrar.
(    ) Este elemento é considerado o ponto de partida, desembarcando o produto nas plataformas de recebimento do armazém e realizando o registro por meio de códigos e quantidades.
(    ) Nesta fase do processo, os pedidos são separados em grupos dentro do armazém, assim estes subconjuntos são processados e registrados de uma vez só.
(    ) Sua função é fazer gestão do material (produto) ao longo do processo de estocagem no armazém, logo é o responsável pelo andamento do processo e monitoramento feito pelo SGA.
(    ) Um dos maiores aportes do SGA é a identificação rápida dos itens a serem requeridos nos pedidos, pois devemos considerar que a saída do produto do armazém é um dos trabalhos que mais exige mão de obra.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) II - I - V - III - IV.
b) III - I - V - II, - IV.
c) IV - I - II - III - V.
d) I - II - V - III - IV.

11. (ENADE, 2015) Uma empresa do setor de cosméticos estabeleceu como missão produzir itens com segurança e qualidade, garantindo a sustentabilidade dos negócios e a satisfação dos clientes, a partir dos conceitos de logística reversa. Como imagem institucional, escolheu a ilustrada a seguir. Para manterem coerência com a missão dessa empresa e com os conceitos de logística reversa que a fundamentam, os gerentes devem:
a) Definir a logística reversa como responsabilidade exclusiva do departamento de produção.
b) Tomar decisões sobre o ciclo de vida das embalagens dos produtos.
c) Garantir a qualidade dos produtos por meio da execução direta de toda a cadeia produtiva.
d) Focar sua estratégia gerencial em canais diretos de distribuição.

12. (ENADE, 2015) Entende-se tomada de decisão como o processo de se identificar um problema ou uma oportunidade e selecionar uma linha de ação para resolvê-lo ou aproveitá-la. O problema de transporte, por exemplo, demanda a determinação do menor custo de transporte de um produto entre diversas fábricas e depósitos. Devido a custos logísticos elevados no modal rodoviário, uma empresa busca melhorar sua eficiência e reduzir custos. O esquema a seguir representa as fábricas e os depósitos que essa empresa possui, além de custos de transporte, por tonelada, para cada rota entre fábrica e depósito.

Considerando que toda a produção da empresa deverá ser transportada para seus depósitos, avalie as afirmações a seguir:

I- O custo total de transporte será de R$ 18.000,00 quando a empresa optar por transportar 1.000 toneladas da Fábrica 1 para o Depósito 1, 2.000 toneladas da Fábrica 3 para o Depósito 1 e a produção restante for atendida pelo Depósito 2.
II- O custo total de transporte será de R$ 18.000,00 quando a empresa optar por transportar 1.000 toneladas da Fábrica 2 para o Depósito 3, 2.000 toneladas da Fábrica 3 para o Depósito 1 e a produção restante for atendida pelo Depósito 2.
III- O custo total de transporte será de R$ 16.000,00 quando a empresa optar por transportar 1.000 toneladas da Fábrica 2 para o Depósito 3, 2.000 toneladas da Fábrica 3 para o Depósito 1 e a produção restante for atendida pelo Depósito 2.

É correto o que se afirma em:

FONTE: LACHTERMACHER, G. Pesquisa operacional na tomada de decisões: modelagem em Excel. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 (adaptado).
a) III, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I, II e III.
d) I, apenas.

 

 

 

Disciplina:

Logística Integrada (CEX96)

Avaliação:

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:446958) ( peso.:4,00)

Prova:

11529654

Nota da Prova:

1,60

1. Uma peça importante no contexto da Logística Empresarial é a gestão da armazenagem, vinculada à necessidade de suprir insumos de maneira contínua ao processo produtivo, com a necessidade de manter uma estocagem e um espaço adequado. Para garantir uma armazenagem adequada às necessidades da empresa, existem diversas opções de gestão. Contudo, nos últimos anos, e em função das inovações em Tecnologia da Informação (TI), foi criada uma ferramenta que ajuda na gestão da armazenagem, a Supply Chain Management (SCM). Considerando isso, explique como a SCM ajuda a melhorar os processos, ou seja, os custos na armazenagem de uma empresa.
Resposta Esperada:

Por meio da SCM, pode-se levantar um mapeamento das atividades vinculadas à cadeia de suprimentos, aprimorando assim a produtividade na gestão da armazenagem e levando a uma melhora nas sequências dos tempos de suprimentos dos insumos necessários à cadeia produtiva. O aprimoramento na armazenagem é refletido em menores custos logísticos e na gestão organizacional, entre as diferentes áreas da empresa.


2. Toda atividade humana gera impacto ambiental, algumas bem mais e outras menos. Hoje, existe mais conscientização sobre isto, assim, as empresas estão procurando otimizar processos para conseguirem produzir com menos uso de recursos e com energia mais limpa. Um desses processos é a Logística Reversa. Explique como funciona a Logística Reversa, cite um exemplo, e como ela consegue gerar menor impacto ambiental e competitividade às empresas.
Resposta Esperada:

A logística reversa leva em consideração a necessidade de recuperar ou retornar os elementos que fazem parte dos produtos que já foram vendidos. Assim, consegue-se trazer de volta partes que podem ser reutilizadas nos processos produtivos. Exemplo: ao vender vidros de conservas às empresas, poderiam trazer de volta os vidros para serem reutilizados. Nesse sentido, os materiais que normalmente são descartados podem ser reutilizados, transformados em produtos secundários, componentes, insumos etc.

Todo esse processo de logística reversa, além de conseguir reduzir o impacto ambiental, ao ter que planejar toda uma logística para recuperar esses materiais, as empresas desenvolvem sistemas logísticos eficientes, conseguindo fazer economias na logística ao longo da cadeia de distribuição, gerando assim vantagens competitivas necessárias para se manterem no mercado.


 

Disciplina:

Logística Integrada (CEX96)

Avaliação:

Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:446957) ( peso.:3,00)

Prova:

11529653

Nota da Prova:

10,00

Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  

1. Levando em consideração o conceito Just in Time, cada empresa possui uma programação da produção única. Em função de suas particularidades, as empresas podem aplicar diferentes programas de produção. A programação dependerá de diversos fatores, mas a análise destas podem ser observadas sob a perspectiva de dois dois grandes modelos de projeções: o gráfico de barras (Gantt) e o segundo é o MRP (material-requirements planning). Considerando o MRP (material-requirements planning), assinale a alternativa CORRETA:
a) Por meio do MRP, a empresa pode planejar o fluxo de caixa e assim determinar o CRM (Customer Relationship Management), que é o sistema que monitora as atividades relacionadas com os clientes da empresa.
b) Por meio dos sistemas de informações, as empresas podem determinar a análise do sistema SCM (Supply Chain Management), conseguindo assim planejar o MRP.
c) Por meio dos Sistema Integrados de Gestão Empresarial (ERP) são recebidas as informações do MRP para definir o planejamento de recursos da manufatura da empresa.
d) O MRP é peça-chave para determinar as necessidades de informação do sistema FRM (Financial Resource Management), que visa ao gerenciamento de recursos.

2. Para uma avaliação dos custos na empresa, levamos em consideração o custo da imobilização dos estoques. Estes estão representados pelo tempo de permanência dos estoques na empresa. Sobre o que podemos considerar exemplos que integram os custos de utilização do espaço de armazenagem, analise as seguintes opções:

I- Custos de oportunidade e taxas.
II- Custos de seguros e taxas.
III- Custos variáveis, custos de oportunidade e custos do armazém público versus armazém privado.
IV- Custos de quebras, furtos e obsolescência.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As opções I, II e IV estão corretas.
b) As opções I e IV estão corretas.
c) Somente a opção III está correta.
d) As opções II e IV estão corretas.

3. A questão dos canais de distribuição das organizações deve ser abordada conforme o plano estratégico delas. Nesta análise, quanto maior for a verticalização, maior será a necessidade pelo controle do fluxo logístico dos produtos. Sobre a questão da verticalização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A empresa fabricante distribui seus produtos, pelo correio, diretamente no domicílio do consumidor final.
(    ) A empresa produz a mercadoria e abastece os depósitos ou centros de distribuição do varejista.
(    ) A empresa fabricante aguarda a entrega do produto no seu local, pois o atacadista ou distribuidor é o responsável pelo transporte das mercadorias.
(    ) A empresa fabricante abastece seus próprios depósitos ou centros de distribuição para, a partir daí, abastecer os varejistas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - F - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - V - V.
d) F - V - V - F.

4. Quando analisar as modalidades de transporte, deve-se observar o médio mais efetivo e econômico para transportar a mercadoria. Entre eles, temos o modal dutoviário, a modalidade de transporte mais econômica para grandes volumes, se comparar com os modais rodoviário e ferroviário. Sobre exemplos deste modal, analise as seguintes sentenças:

I- Os oleodutos fazem o serviço de transportar petróleo, óleo combustível, gasolina, diesel, GLP, entre outros.
II- Os oleodutos fazem o serviço, em sua maioria, de transportar petróleo, gás natural, gasolina, diesel, entre outros.
III- Os minerodutos fazem o serviço de transportar sal-gema, minério de ferro e concentrado fosfático.
IV- Os gasodutos servem para transportar GLP, gás natural, entre outros hidrocarbonetos.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença I está correta.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

5. As estratégias de crescimento da economia no Brasil, agora mais integradas comercialmente, focam na expansão e melhoria da infraestrutura de transportes, que é um dos elementos-chave para a competitividade da produção nacional de bens. Em termos gerais, o que a estratégia pública engloba?
a) Compra de matérias-primas especializadas.
b) Cancelamento de parcerias nos setores privados.
c) Elaboração de um plano diretor para estagnar os investimentos no setor aquaviário.
d) Reforma regulatória nos portos e nas ferrovias.

6. O planejamento dos suprimentos faz uma análise das necessidades de consumo de materiais na produção. Nesse planejamento, é necessário identificar o ponto de equilíbrio mínimo para que a empresa não gere perda. Sobre os valores de custo e o preço de venda, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) A margem de contribuição é de R$ 88,00.
(    ) A margem de contribuição é de R$ 210,00.
(    ) O ponto de equilíbrio é de 283 unidades.
(    ) O ponto de equilíbrio é de 953 unidades.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - F - V.
b) F - V - F - V.
c) F - V - V - F.
d) V - F - V - F.

7. Uma das funções das empresas fornecedoras é de disponibilizar produtos e serviços que possam agregar valor às necessidades dos clientes, mostrando eficiência e competência com vistas a cumprir seus planejamentos programados e obter resultados que aprimorem a cadeia de suprimentos. Estes planos de resultados podem ser mensurados com uma base referencial. Quanto a essa base referencial, assinale a alternativa CORRETA:
a) A logística de entrega deve possuir principalmente rapidez, desempenho operacional e limpeza.
b) Deve existir disponibilidade, o serviço de entrega deve possuir limpeza, e a logística de entrega deve possuir principalmente rapidez.
c) Deve existir disponibilidade, a logística de entrega do fornecedor deve ter desempenho operacional, e o serviço prestado pelo fornecedor deve ser confiável.
d) A logística de entrega deve possuir principalmente limpeza, desempenho operacional e muita agilidade.

8. Na estrutura de custos das empresas brasileiras, existe ainda um peso forte de custos logísticos, se se comparar com países de nível de desenvolvimento semelhante ao do Brasil. Isso é reflexo, em parte, das muitas limitações da estrutura organizacional da empresa brasileira. Com relação a essas limitações, analise as sentenças a seguir:

I- Algumas empresas possuem dificuldades em levantar recursos para manter seus sistemas de informação atualizados e assim melhorar a logística integral destas empresas, conhecida como gestão da supply chain (cadeia de suprimentos).
II- Existem muitas situações em que a função de chefia do setor logístico não possui a devida importância dos gestores da empresa brasileira.
III- Existem processos logísticos complexos, demandando de sistemas de custos com informações exatas e consistentes. Esses sistemas de custos demandam altos volumes de investimento, o qual prejudica sua instalação.
IV- Em algumas situações, existem problemas em estabelecer parcerias estratégicas, no que tange ao deslocamento das mercadorias, em função da falta de investimento por parte do governo nas malhas rodoviárias do país.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

9. Na gestão empresarial, o benchmarking serve como ferramenta de mensuração da performance (desempenho). O benchmarking é feito por meio da análise comparativa com a média de desempenho do setor industrial pertencente a uma empresa. Essa mensuração comparativa aplica-se às diversas atividades da gestão empresarial, inclusive na logística. No contexto logístico, o benchmarking pode ser aplicado por meio dos seguintes indicadores: econômicos, de produtividade, de perfil de unidade, entre outros. Considerando esses indicadores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(    ) O indicador drop-size serve para analisar o volume de unidades movimentadas de certo produto para um número determinado de clientes. Assim, quanto maior o número clientes atendido, menores serão as redes logísticas.
(    ) O indicador km por dias/veículo informa o giro da frota por clientes atendidos, e quanto mais clientes forem visitados durante uma determinada quilometragem, melhor será o uso de recursos.
(    ) O indicador de uso de frota ajuda a visualizar como os custos fixos podem ser diluídos em um maior número de mercadorias movimentadas. Assim, o indicador ajuda a medição da redução de custos por unidade transportada.
(    ) Quando observar o índice de produtividade no carregamento, é importante observar que, quanto mais produtos puder movimentar, maior será a redução de custos, isto é, movimenta-se maior volume com a mesma quantidade de pessoas.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - F - V.
b) F - V - V - F.
c) F - V - V - V.
d) F - F - V - V.

10. As empresas utilizam diversos modelos e sistemas de gestão no momento de mexer nos estoques, sendo um destes modelos o Sistema de Gerenciamento de Armazéns (SGA). Este sistema faz uma correlação de atividades entre a ordem de pedidos e a disponibilidade dos produtos estoqueados. Para realizar a gestão do SGA, ele considera cinco elementos principais. Sobre esses elementos, associe os itens, utilizando o código a seguir:

I- Entrada.
II- Estocagem.
III- Gerenciamento de estoques.
IV- Processamento e retirada de pedidos.
V- Preparação do embarque.

(    ) Uma vez registrada a entrada do material (produto), ele deve ser temporariamente estocado no armazém. Neste ponto, SGA possui todas as informações do espaço disponível, logo o sistema informará onde o produto deverá ser alocado assim que entrar.
(    ) Este elemento é considerado o ponto de partida, desembarcando o produto nas plataformas de recebimento do armazém e realizando o registro por meio de códigos e quantidades.
(    ) Nesta fase do processo, os pedidos são separados em grupos dentro do armazém, assim estes subconjuntos são processados e registrados de uma vez só.
(    ) Sua função é fazer gestão do material (produto) ao longo do processo de estocagem no armazém, logo é o responsável pelo andamento do processo e monitoramento feito pelo SGA.
(    ) Um dos maiores aportes do SGA é a identificação rápida dos itens a serem requeridos nos pedidos, pois devemos considerar que a saída do produto do armazém é um dos trabalhos que mais exige mão de obra.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) II - I - V - III - IV.
b) III - I - V - II, - IV.
c) IV - I - II - III - V.
d) I - II - V - III - IV.

11. (ENADE, 2015) Uma empresa do setor de cosméticos estabeleceu como missão produzir itens com segurança e qualidade, garantindo a sustentabilidade dos negócios e a satisfação dos clientes, a partir dos conceitos de logística reversa. Como imagem institucional, escolheu a ilustrada a seguir. Para manterem coerência com a missão dessa empresa e com os conceitos de logística reversa que a fundamentam, os gerentes devem:
a) Definir a logística reversa como responsabilidade exclusiva do departamento de produção.
b) Tomar decisões sobre o ciclo de vida das embalagens dos produtos.
c) Garantir a qualidade dos produtos por meio da execução direta de toda a cadeia produtiva.
d) Focar sua estratégia gerencial em canais diretos de distribuição.

12. (ENADE, 2015) Entende-se tomada de decisão como o processo de se identificar um problema ou uma oportunidade e selecionar uma linha de ação para resolvê-lo ou aproveitá-la. O problema de transporte, por exemplo, demanda a determinação do menor custo de transporte de um produto entre diversas fábricas e depósitos. Devido a custos logísticos elevados no modal rodoviário, uma empresa busca melhorar sua eficiência e reduzir custos. O esquema a seguir representa as fábricas e os depósitos que essa empresa possui, além de custos de transporte, por tonelada, para cada rota entre fábrica e depósito.

Considerando que toda a produção da empresa deverá ser transportada para seus depósitos, avalie as afirmações a seguir:

I- O custo total de transporte será de R$ 18.000,00 quando a empresa optar por transportar 1.000 toneladas da Fábrica 1 para o Depósito 1, 2.000 toneladas da Fábrica 3 para o Depósito 1 e a produção restante for atendida pelo Depósito 2.
II- O custo total de transporte será de R$ 18.000,00 quando a empresa optar por transportar 1.000 toneladas da Fábrica 2 para o Depósito 3, 2.000 toneladas da Fábrica 3 para o Depósito 1 e a produção restante for atendida pelo Depósito 2.
III- O custo total de transporte será de R$ 16.000,00 quando a empresa optar por transportar 1.000 toneladas da Fábrica 2 para o Depósito 3, 2.000 toneladas da Fábrica 3 para o Depósito 1 e a produção restante for atendida pelo Depósito 2.

É correto o que se afirma em:

FONTE: LACHTERMACHER, G. Pesquisa operacional na tomada de decisões: modelagem em Excel. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007 (adaptado).
a) III, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I, II e III.
d) I, apenas.

 

 

 

User badge image

cleberson

Há mais de um mês


A meta de um sistema de localização de materiais é o estabelecimento de meios necessários à perfeita identificação e localização dos materiais estocados. No Sistema de Endereçamento e Localização de Materiais, normalmente são utilizados dois critérios de localização de material. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta estes dois critérios:

a) Critério de Estocagem Livre e Critério de Estocagem Aleatório.b) Critério de Estocagem Fixa e Critério de Estocagem Livre.c) Critério de Estocagem Circulante e Critério de Estocagem Livre.d) Critério de Estocagem Aleatório e Critério de Estocagem Fixa.

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes