Buscar

Preciso de ajuda para resolver essa questão

Leia o seguinte extrato de texto: 

“Neste século, já sob a influência da física relativista e da mecânica quântica, Piaget faz refletir estas ideias na Psicologia, na Filosofia e, mais especificamente, na Epistemologia, construindo uma nova ciência a que chamou de Epistemologia Genética”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BECKER, F. O que é construtivismo. Revista de educação AEC, Brasília, v. 21, n. 83, p. 7-15, 1992. p. 7. 

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Diversidade educacional: Uma abordagem no ensino da matemática na EJA sobre o construtivismo de Piaget, assinale a alternativa correta:

  A

No construtivismo de Piaget, o aluno é considerado passivo no processo de ensino-aprendizagem.

  B

No construtivismo, o aluno é considerado sujeito ativo no processo que envolve a aprendizagem e o desenvolvimento do conhecimento.

  C

Como o aluno é considerado sujeito ativo no construtivismo, é desnecessário professores no processo de ensino-aprendizagem.

  D

O construtivismo é a união, conjunto dos princípios do apriorismo com os princípios do empirismo.

  E

Cronologicamente, o construtivismo deu origem ao apriorismo, este que, posteriormente, originou o empirismo.

 

💡 2 Respostas

User badge image

Luciano Feitosa

Resposta: Alternativa "B"

Segundo Piaget, o aluno é um sujeito cultural ativo, o qual ação tem dupla dimensão: assimiladora e acomodadora. Na dimensão assimiladora, ele produz mudanças no mundo concreto (objetivo). Na dimensão acomodadora, o aluno cria transformações em si mesmo, na escala intrínseca do mundo subjetivo. Portanto, esses dois conceitos definem as duas faces complementares de todas as ações. Logo, Piaget não aceita que o aluno se torne um sujeito passivo, o qual se caracteriza por apenas ouvir as falas dos professores e repetir ensimentos, de maneira mecânica, sem o menor grau de entendimento.

2
Dislike0
User badge image

Vailson alves ferreira

Não estou conseguindo assegurar,
0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais