Buscar

explique o ID, EGO E SUPEREGO

💡 3 Respostas

User badge image

Yasmim Souza

O ID é o aspecto que muitas vezes denominamos como instinto. Um componente biológico que busca constantemente pelo prazer e pela satisfação de desejos e vontades, sejam elas quais forem.
O EGO é o aspecto racional que controla nossos impulsos e atua como um mediador entre os instintos do ID e as repressões do SUPEREGO. Busca manter um diálogo para que ambas as partes sejam minimamente atendidas.
O SUPEREGO já é o aspecto moral da mente e é ele quem reprime as vontades do ID, usando as normas e leis que regem a sociedade. Utiliza o medo de punições e sentimentos de culpa como forma de “ameaça”.
Ex.: Você está em uma relação e descobre que o seu parceiro está traindo você. O ID é aquele que diz “eu vou matar ele”, o SUPEREGO é aquele que fala “se você fizer isso vai ser preso, então não faça” e o EGO é aquele que diz “já que eu não posso matar porque eu não quero ser preso, mas não fazer nada irá me frustrar, vou gritar e xingar pra aliviar um pouco essa raiva”.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Segundo Sigmund Freud, o aparelho psíquico humano é dividido em inconsciente, pré- consciente e consciente ou Id, Ego e Superego, afirmando ainda que é através da compreensão deles é possível entender melhor de onde vem nosso sentimento de culpa e autocensura ou então entender porque muitas decisões são difíceis de tomar.

Para Freud, o Id, elemento biológico da nossa mente, é guiado pelo princípio do prazer e está sempre buscando formas de realizar seus impulsos.

Por sua vez, o Ego é guiado pelo princípio de realidade e uma de suas funções é limitar o id quando considerar seus desejos inadequados. Ele representa a mediação entre as exigências do id e as limitações Superego e a sociedade.

Por fim, o Superego, por sua vez, é o aspecto social, a censura, a culpa e o medo da punição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais