Buscar

Equação geral do plano

Encontre uma equação geral para o plano perpendicular ao vetor N = (−1, 4, 3) que passa pelo ponto (5, −2, 7). Encontre uma equação geral para o plano perpendicular a este mesmo vetor, mas que passa pelo ponto (0, 0, 0).

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Seja um ponto A pertencente ao plano cujas coordenadas são \(\left(x,y,z\right)\) Sendo assim, o vetor \(\vec v\)formado pela subtração entre as coordenadas do ponto A e do ponto \(\left( 5,-2,7\right)\)pertence ao plano. Assim:


\[\vec v = \left( {x - 5,y - \left( { - 2} \right),z - 7} \right) = \left( {x - 5,y + 2,z - 7} \right)\]

Como o vetor \(\vec N\)é perpendicular ao plano, então \(\vec N\)é perpendicular a qualquer vetor pertencente ao plano, inclusive \(\vec v\) Assim, da definição de produto escalar:


\[\vec N \cdot \vec v = 0 \Rightarrow \left( { - 1,4,3} \right) \cdot \left( {x - 5,y + 2,z - 7} \right) = 0\]

Por fim, a equação do plano é:


\[- x + 4y + 3z - 8 = 0\]

Caso o plano passe pelo ponto \(\left(0,0,0 \right)\) o procedimento a ser seguido é o mesmo e o resultado só terá diferença no termo independente que, nesse caso, será nulo. Assim, a nova equação geral do plano é:


\[- x + 4y + 3z = 0\]

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais