Buscar

QUESTIONÁRIO I e II – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

QUESTIONÁRIO I – SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

  1. - Pode-se afirmar que o ______________ é o ato que o homem executa visando transformar conscientemente a natureza, é uma ação em que o homem media, regula e controla seu metabolismo com a natureza.

 

  1. Filósofo do Século ­­­­_____, Comte tinha na base na sua filosofia uma visão evolucionista, ou seja, acredita que a história evolui para o progresso, que a humanidade caminha para a perfeição.

 

  1. O que é o etnocentrismo?

 

  1. Sobre a Lei dos três estados:

I – No primeiro estado, o teológico tudo se explica pela ação dos deuses, mitos, enfim, de forma não científica;

II – No segundo, já começa a curiosidade e a pergunta sobre os fatos;

III – E, por fim, o último estado é aquele em que a explicação acontece.

 

  1. Sobre a influência do positivismo no Brasil, no ano de 1870, a escola tecnicista teve uma presença marcante. A valorização da ciência como forma de conhecimento objetivo, passível de verificação rigorosa por meio da observação e da experimentação, foi importante para a fundamentação da escola tecnicista no Brasil. Para esta escola o elemento primordial é a:

 

  1. É o autor da burocracia e da razão instrumental. Na sociedade capitalista a organização ocorre de maneira rotineira e repetitiva, mas administração não é a questão política, esta é de outra ordem. Quem é esse autor?

 

  1. O ________________ é o conjunto daqueles que vivem da venda de sua força de trabalho, isso inclui não só a classe operária industrial.

 

  1. Para Demerval Saviani a escola e a educação, vivem o antagonismo de três funções:

 

  1. O ________________ é a tradução de toda experiência intelectual e cultural que o indivíduo adquire por meio das relações de socialização, sejam socialização primária, no contexto familiar, ou secundária, em outros ambientes de convivência.

 

 

  1. Na visão de Paulo Freire, a sociedade, constitui um espaço contraditório de relações sociais historicamente tecidas. “Fechada” – é como ele via a sociedade brasileira, nos anos ___:

 

 

 

1-O termo sociologia foi criado pelo Francês _______________, que associou a palavra sócio do latin socius (associação) e o grego lógus (estudo). Ele pretendia juntar todos os estudos sobre a humanidade, incluindo história, economia e psicologia.

 

2 O mundo estava se tornando cada vez menor e mais integrado, a consciência das pessoas sobre o mundo estava aumentando e dispersando. Os sociólogos não só esperavam entender o que mantinha os grupos sociais unidos, mas desenvolver um “antídoto” para a desintegração social. Como uma resposta acadêmica para o novo desafio da modernidade, a sociologia como disciplina científica surgiu no início do século:

 

3 -É de fundamental importância para o seu entendimento das consequências que esta revolução trouxe para a humanidade de forma geral, mesmo que ainda no seus primórdios, é possível visualizar em longo prazo fortes transformações sentidas até hoje na estrutura de produção e reprodução social. O trecho acima se refere a qual revolução?

 

4-   A corrente positivista influenciou consideravelmente a sociedade nos séculos XIX e XX. Aqui você poderá se lembrar da disciplina história da educação e o próprio surgimento da escola formal. . Os positivistas se empenharam em combater a escola humanista, religiosa, para favorecer a ascensão das:

 

5 - Uma ação social constitui-se como ação que parte da intenção de seu autor em relação à resposta que deseja de seu interlocutor. Weber estipulou quatro tipos ideais de ações sociais, exceto:

6-O único bem que o trabalhador possui devido a não ser proprietário de meios de produção é a sua força de trabalho, a sua capacidade de trabalhar, sendo por isso que o trabalhador é obrigado a vender sua força de trabalho ao capital. Ao contrário de sociedades pré-capitalistas como o feudalismo e a escravidão, no capitalismo o trabalhador entrega sua capacidade de trabalhar por um tempo determinado através de um contrato de trabalho. Qual sociólogo defendia esse pensamento?

7- Para Weber existem diferentes tipos ideais de educação. Pode-se apresentar os tipos ideais de educação de Max Weber da seguinte forma, exceto:

  • O foco no treinamento do aluno para finalidades específicas, formando os estratos sociais. Atividades úteis à administração – na organização das autoridades públicas, escritórios, oficinas, laboratórios industriais, exércitos disciplinados.
  • O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola.
  • A pedagogia do cultivo, finalmente procura educar um tipo de homem, cuja natureza depende do ideal de cultura da respectiva camada decisiva. E isto significa educar um homem para certo comportamento interior e exterior.
  • Os educadores, simplesmente desejavam despertar e testar uma capacidade considerada como um dom de graça exclusivamente pessoal, pois não se pode ensinar nem preparar um carisma.

8- A análise da vida cotidiana é a grande contribuição de Gilberto Freyre. Teria sido ele, então, um dos primeiros a pensar em “patrimônio imaterial”. Ele foi o precursor do conceito de patrimônio imaterial, conceito este que se concretizou com enorme sucesso. O que é patrimônio imaterial?

  • O critério que orienta a seleção dos bens imateriais, é o da representatividade.
  • Patrimônio é uma construção social que diz respeito a todos.
  • Natureza dos bens culturais imateriais é dinâmica e mutável, sendo constantemente recriados.
  • Todas as alternativas estão corretas.

9-Para Max Weber, uma ação social constitui-se como a ação que parte da intenção de seu autor em relação à resposta que deseja de seu interlocutor. Então Weber estipulou quatro tipos ideais de ações sociais: Exceto:

 

10-O termo Globalização significa internacionalização das relações econômicas, sociais e políticas capitalistas. A queda do muro de Berlin significou uma ____________________e a expansão do capitalismo em que a globalização é a maior referência, ou seja, o capitalismo se expandido para todos os cantos da sociedade ocidental.

 

💡 33 Respostas

User badge image

Marcos Henry

Resposta:


1 - Trabalho


2 - Século XIX


3 - Etnocentrismo é a atitude de enxergar o mundo com os parâmetros da sua própria cultura.


4 - Todas as alternativas estão corretas.


5 - Tecnologia


6 - Max Weber


7 - Proletariado


8 - Todas as alternativas estão corretas.


9 - Capital Cultural


10 - 60


Todas as respostas estão corretas.



22
Dislike0
User badge image

Laura Bernardes

a) Pode-se afirmar que o trabalho é o ato que o homem executa visando transformar conscientemente a natureza, é uma ação em que o homem media, regula e controla seu metabolismo com a natureza.

b) Filósofo do Século XIX, Comte tinha na base na sua filosofia uma visão evolucionista, ou seja, acredita que a história evolui para o progresso, que a humanidade caminha para a perfeição.

O que é o etnocentrismo? A visão etnocêntrica é aquela que vê o mundo com base em sua própria cultura, desconsiderando as outras culturas ou considerando a sua como superior às demais.

20
Dislike1
User badge image

Kenia Machado

  • Pode-se afirmar que o trabalho...
  • Filosofo do Século XIX...
  • Etnocentrismo é a atitude de enxergar o mundo com os parâmetros da sua própria cultura.
  • Sobre a lei dos três estados... (Todas as alternativas estão corretas.)
  • Sobre a influencia do positivismo no Brasil... (TECNOLOGIA)
  • É o autor da democracia e da razão instrumental... (Max Weber)
  • O Proletariado é o conjunto ...
  • Para Demerval Saviani a escola... (Todas as Alternativas estão corretas)
  • O Capital Cultural é a tradução de toda experiencia...
  • Na visão de Paulo Freire, ..., nos anos 60.


6
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais