Buscar

Descreva em linhas gerais a relação entre a cadeia transportadora de elétrons e a fosforilação oxidativa.

💡 3 Respostas

User badge image

J Sperb

Fosforilação Oxidativa

Fosforilação Oxidativa é uma das etapas metabólicas da respiração celular. Acontece apenas na presença de oxigênio (seres aeróbicos), que é necessário para oxidar moléculas intermediárias e participar de reações para formação da molécula de ATP e produzir energia.

O que é a Fosforilação Oxidativa?

Nas primeiras etapas da respiração celular (glicólise e ciclo de Krebs), parte da energia produzida na degradação de compostos é armazenada em moléculas intermediárias, as coenzimas, como o NAD+ e o FAD+


Essa energia de oxidação das coenzimas é utilizada para a síntese de ATP. Para isso ocorre a fosforilação do ADP, ou seja, ele recebe grupos fosfato. Por isso esse processo é chamado Fosforilação Oxidativa.
É muito importante, entretanto, que as coenzimas sejam reoxidadas, de forma a poderem participar novamente dos ciclos de degradação de nutrientes, doando mais energia para a síntese de ATP.
O processo de fosforilação oxidativa acontece apenas nos seres aeróbios, nos quais o oxigênio faz a reoxidação das coenzimas através de uma cadeia de transporte de elétrons ou cadeia respiratória, como também é chamada.

Muitas reações químicas que produzem energia, a liberam na forma de calor, o que não seria um mecanismo apropriado para as células.
Para resolver essa situação, a estratégia celular é formar um gradiente de prótons e produzir uma molécula “carregadora” de energia chamada ATP. Essa síntese é intermediada por um complexo enzimático chamado ATP-sintase.

O gradiente protônico é formado através da cadeia transportadora de elétrons, que são moléculas que se encontram inseridas na membrana das mitocôndrias, além de dois componentes móveis (coenzima Q e citocromo c). Essas moléculas são organizadas segundo seu potencial de oxirredução.
Portanto, a energia vai sendo liberada aos poucos através dessas moléculas integrantes da cadeia respiratória e somente no final da mesma o hidrogênio se une ao oxigênio formando água.
O saldo energético dessa etapa, ou seja, o que é produzido ao longo de toda a cadeia transportadora de elétrons é de 38 ATPs.


Fonte: todamateria.com.br
(Sou médico e li o texto, está correto!)
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A fosforilação oxidativa é um processo que envolve um fluxo de elétrons através da cadeia de transporte de elétrons, uma série de proteínas e transportadores de elétrons na membrana mitocondrial . Esse fluxo de elétrons permite que a cadeia de transporte de elétrons bombeie prótons para um lado da membrana mitocondrial.

À medida que os prótons se acumulam, eles criam uma força motriz de prótons , um tipo de pressão eletroquímica. Essa pressão é revivida através de complexos proteicos especializados, que capturam a energia dos prótons à medida que fluem para o outro lado da membrana. A energia é então usada para ligar um grupo fosfato à molécula adenosina difosfato (ADP), criando adenosina trifosfato (ATP).

Para que a cadeia de transporte de elétrons possa bombear prótons para um lado da membrana interna mitocondrial, ela deve primeiro ter uma fonte desses elétrons e prótons. Existem vários processos celulares que levam à oxidação ("queima") de várias fontes de alimentos celulares. Esses processos incluem glicólise , ciclo do ácido cítrico , metabolismo da beta- oxidação de ácidos graxos e oxidação de aminoácidos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais