Buscar

o que significa BDI e quando aplica-lo?

💡 1 Resposta

User badge image

Raffael Macedo

Primeiramente, temos que saber a diferença entre custo direto e indireto:

  • Custos diretos são aqueles que ocorrem especificamente por causa da execução do serviço objeto do orçamento em análise. Portanto, todos os insumos incluídos em uma composição de custo unitário de serviço são considerados custos diretos; 
  • Custos indiretos são os que não são incorporados ao produto final, mas contribuem para a formação do custo total:
    – Administração Central da Empresa
    – Custo financeiro do contrato
    – Seguros
    – Garantia
    – Tributos sobre a Receita

 BDI é a sigla inglesa (Budget Difference Income) que significa Benefícios e Despesas Indiretas, é a parcela de custo que, agrega ao custo direto de um empreendimento, obra ou serviço, devidamente orçado, permite apurar o seu custo total. Aplicada na área de construção civil (na qual eu estou estudando) é uma taxa que se adiciona ao custo de uma obra para cobrir as despesas indiretas que tem o construtor, mais o risco do empreendimento, as despesas financeiras incorridas, os tributos incidentes na operação , eventuais despesas de comercialização, o lucro do empreendedor e o seu resultado é fruto de uma operação matemática baseados em dados objetivos envolvidos em cada obra. Para isso,  Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (Ibec), com base em consenso internacional, sugere a seguinte fórmula para calcular o BDI de serviços para uma empresa contratante. A fórmula para uma empresa contratada é a mesma, mas sem levar em conta a Margem de Incerteza ou MI: 

BDI={ [ ( 1+ AC + CF + S + MI ) / ( 1 – TM – TE – TF – MBC – G ) ] – 1} x 100

Sendo: 

AC – Administração central:
É o rateio do custo da sede entre as obras da Construtora. Varia de 7% a 15% (empresas com grande faturamento anual) e de 10% a 20% (empresas com pequeno faturamento anual)

CF – Custo Financeiro:
Caberá, principalmente em razão das condições de medição e pagamento preconizadas no contrato, bem como, o programa de desembolso verificar a necessidade de incluir o custo financeiro.

S – Seguros:
Representa os custos referentes aos seguros previstos no contrato ou não, por exemplo: performance bond, garantia de execução contra terceiros, etc

G – Garantias:

Refere-se ao custo para cumprir o contrato oferecendo as garantias previstas, podem ser adotadas diversas formas: a caução, o seguro garantia ou papéis selecionados.

MI- Margem de Incerteza
Deve ser levada em conta no cálculo do BDI apenas por empresas contratantes. Visa melhorar eventuais distorções no valor aproximado pelo cálculo estimado, devido ao seu caráter genérico adotado pelos contratantes. Geralmente varia de  5% a 10%.

TM – Tributos Municipais:
Leva-se em contra tributos municipais como o ISS

TE – Tributos Estaduais:
Leva-se em contra tributos estaduais tais como o ICMS

TF – Tributos Federais:
Leva-se em conta tributos federais tais como PIS, COFINS, IRPJ, CSLL e INSS

MBC – Margem Bruta de Contribuição (ou Lucro Bruto Previsto):
A Margem Bruta de Contribuição é um valor aleatório, próprio de cada empresa ou da proposta de preços, e é baseado principalmente em função do mercado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais