Buscar

Como os professores da educação básica podem trabalhar os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais de forma a superar o problema?

💡 5 Respostas

User badge image

Tati Fussieger

De forma lúdica
1
Dislike0
User badge image

Victor Lira

De forma ludica assim voce ensina e faz com que o aluno saia da aula tradicional, esse metodo e muito eficas na aprendizagem do aluno.

1
Dislike0
User badge image

C Weide

Geralmente utilizamos o termo “conteúdos” quando tratamos dos conhecimentos específicos das disciplinas ou matérias esco lares. Mas, se nos atermos a uma concepção educativa integral, os “co nteúdos” não estão condicionados unicamente às disciplinas ou matérias tradicionalment econhecidas, mas abrange além das capacidades cogniti vas, as motoras, afetivas, de relaçã o interpessoal e de inserção s ocial. César Coll ( 1986) propôs um agrupa mento de “novos conteúdos”, que seriam: conceituais, procedimentais e atitudinais. Esta divisão corresponderia as seguintes questões:

- O que devemos saber;

- Como devemos fazer?

- Como devemos ser ?

Os conteúdos conceituais estão relacionados com conceitos propriamente ditos e dele ramifica -se os conteúdos factuais, ou seja, os conhecimentos relacionados aos fatos , acontecimentos, dados, nomes e códigos.

Os conteúdos conceituais são mais abstratos, eles demandam compreensão, reflexão, analise comparação. As condições necessárias para a a prendizagem dos conteúdos conceituais demandam atividades que desencadeiem um processo de construção pessoal, que privilegie atividades e xperimentais que acionem os conhecimentos prévios dos alunos promovendo atividade mental. Para tanto, as aulas meramente expositivas que lance mão apenas da memorização, não darão conta.

Já, os conteúdos procedimentais envolvem ações ordenadas com um fim, ou seja, direcionadas para realização de um objetivo, aquilo que se aprende a fazer, fazendo, como: saltar, escrever com letra cursiva, desenhar, cozinhar, dirigir-p odem ser chamados de regras, técnicas métodos, destrezas ou habilidades.

Os conteúdos atitudinais podem ser agru pados em: valores, atitudes ou normas. Dentre esses conteúdos podemos destacar a título de exemplo: a cooperação, solidariedade, trabalho em grupo, gosto pela leitura, respeito,ética. Vale ainda salientar que esses conteúdos estão impregnados nas relações afetivas e de conivência que de forma alguma podem ser desconsiderados pela escola como conteúdos importantes de serem trabalhados.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais