Buscar

Qual a principal importância da Interevenção Estatal na Economia?

💡 2 Respostas

User badge image

Flavio Costa

A visão clássica, advinda do século XIX, defendia o que poderíamos chamar de Estado mínimo, ou seja, a atividade estatal deve ser voltada apenas para o atendimento de demandas onde a atividade privada não possa se auto equilibrar, tal como a definição de oferta e demanda de bens e serviços.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O intervencionismo está diretamente ligado à própria existência do Estado, que é definida por uma forma mínima de governo.

Apesar disso, o intervencionismo vai mais longe, defendendo uma ação pública além da necessária para garantir sua existência, pelo menos.

Se o Estado tem funções soberanas básicas ou o "monopólio da violência legítima", qualquer ação adicional pode ser considerada uma forma de intervencionismo. O intervencionismo é, portanto, uma doutrina normativa, que depende da concepção mínima do estado.

No âmbito econômico essa intervenção é importante pois restringe as importações, concede subsídios à exportação, compele os comerciantes a usar navios franceses e defende a exploração econômica de colônias. Também incentiva a criação de empresas comerciais e a extensão de corporações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais