Buscar

,x,çc,qçl,cçls, ld ,md ,mfc ,m

9 . Questão objetiva. Analise as afirmativas que tratam do campo da ética e depois responda ao que é proposto:

 I -  O campo da ética e da moral diz respeito a reflexões e decisões, tanto individuais quanto coletivas, acerca de que ações são boas ou más, certas ou erradas. Normalmente a ética é entendida como o conjunto de princípios que norteiam a ação das pessoas, ao passo que a moral seria justamente a prática dessa conduta ética. O importante nesse duplo olhar, individual e coletivo, é que conceitos como liberdade e responsabilidade sempre estejam em constante diálogo, de modo a que indivíduo e sociedade não se oprimam mútua ou reciprocamente.

II – A contemporaneidade é uma época caracterizada pela pluralidade de valores, de crenças, de pensamentos, fazendo com que indivíduos de uma mesma sociedade sejam orientados em suas decisões por princípios muito diferentes. Essa é uma das marcas da Pós-Modernidade, o que pode conduzir a dois fenômenos socioculturais distintos: o primeiro, a geração de um relativismo ético, onde defende-se a inexistência de princípios gerais aplicáveis à toda uma sociedade; o segundo, por mais paradoxal que pareça, do surgimento do fundamentalismo ético, onde grupos minoritários buscam impor a sua “verdade” sobre a de outros grupos. Esse duplo movimento, relativismo e fundamentalismo éticos, podem ser, ambos, geradores de muita tensão social.

III – Um dos campos mais complexos da ética trata da Bioética, ou seja, a ética das questões concernentes à vida. Porém, sob um olhar científico, as religiões não têm qualquer prerrogativa legal ou mesmo moral para emitir juízos ou pareceres a respeito desses temas, tais como Aborto, Eutanásia, descarte de embriões ou mesmo questões ligadas à ecologia e sustentabilidade. Querer afirmar que a Bioética é um campo interdisciplinar é uma abertura para o cerceamento da liberdade ética. Nesse sentido, as religiões não deveriam sequer publicizar ou socializar seus pensamentos acerca de tais temas, devendo essas posições permanecerem intramuros em cada religião.

IV- Quando falamos de ética cristã, encontramos nos Dez Mandamentos um manual de comportamento pessoal, familiar e social, sendo um método educativo que prevê orientações que resguardam direitos essenciais na vida dos seres humanos. A grande orientação dos Dez Mandamentos pode ser resumida no princípio do amor a Deus, aos demais seres humanos e à própria criação. Isso pressupõe, inclusive, o cuidado com a sua própria vida e saúde, tanto física quanto mental.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

G2 ORGANIZACAO DOS TEMPOS E ESPACOS NA INFANCIA

Organizacao dos Tempos e Espacos na Infancia

ULBRA

User badge image

lu coelho