A maior rede de estudos do Brasil

,x,çc,qçl,cçls, ld ,md ,mfc ,m

9 . Questão objetiva. Analise as afirmativas que tratam do campo da ética e depois responda ao que é proposto:

 I -  O campo da ética e da moral diz respeito a reflexões e decisões, tanto individuais quanto coletivas, acerca de que ações são boas ou más, certas ou erradas. Normalmente a ética é entendida como o conjunto de princípios que norteiam a ação das pessoas, ao passo que a moral seria justamente a prática dessa conduta ética. O importante nesse duplo olhar, individual e coletivo, é que conceitos como liberdade e responsabilidade sempre estejam em constante diálogo, de modo a que indivíduo e sociedade não se oprimam mútua ou reciprocamente.

II – A contemporaneidade é uma época caracterizada pela pluralidade de valores, de crenças, de pensamentos, fazendo com que indivíduos de uma mesma sociedade sejam orientados em suas decisões por princípios muito diferentes. Essa é uma das marcas da Pós-Modernidade, o que pode conduzir a dois fenômenos socioculturais distintos: o primeiro, a geração de um relativismo ético, onde defende-se a inexistência de princípios gerais aplicáveis à toda uma sociedade; o segundo, por mais paradoxal que pareça, do surgimento do fundamentalismo ético, onde grupos minoritários buscam impor a sua “verdade” sobre a de outros grupos. Esse duplo movimento, relativismo e fundamentalismo éticos, podem ser, ambos, geradores de muita tensão social.

III – Um dos campos mais complexos da ética trata da Bioética, ou seja, a ética das questões concernentes à vida. Porém, sob um olhar científico, as religiões não têm qualquer prerrogativa legal ou mesmo moral para emitir juízos ou pareceres a respeito desses temas, tais como Aborto, Eutanásia, descarte de embriões ou mesmo questões ligadas à ecologia e sustentabilidade. Querer afirmar que a Bioética é um campo interdisciplinar é uma abertura para o cerceamento da liberdade ética. Nesse sentido, as religiões não deveriam sequer publicizar ou socializar seus pensamentos acerca de tais temas, devendo essas posições permanecerem intramuros em cada religião.

IV- Quando falamos de ética cristã, encontramos nos Dez Mandamentos um manual de comportamento pessoal, familiar e social, sendo um método educativo que prevê orientações que resguardam direitos essenciais na vida dos seres humanos. A grande orientação dos Dez Mandamentos pode ser resumida no princípio do amor a Deus, aos demais seres humanos e à própria criação. Isso pressupõe, inclusive, o cuidado com a sua própria vida e saúde, tanto física quanto mental.


Ainda não temos resposta. Você sabe responder?