Buscar

Para os grupos sanguíneos do sistema ABO

 

Para os grupos sanguíneos do sistema ABO, existem três alelos comuns na população humana. Dois (alelos A e B) são codominantes entre si e o outro (alelo O) é recessivo em relação aos outros dois.De acordo com essas informações, pode-se afirmar:

I.                   Se os pais são do grupo sanguíneo O, os filhos também serão do grupo sanguíneo O.

II.                Se um dos pais é do grupo sanguíneo A e o outro é do grupo sanguíneo B, todos os filhos serão do grupo sanguíneo AB.

III.             Se os pais são do grupo sanguíneo A, os filhos poderão ser do grupo sanguíneo A ou O.

Está(ão) correta(s):

a)      Apenas I

b)     Apenas II

c)      Apenas III

d)     Apenas I e III

e)      I, II e III

💡 2 Respostas

User badge image

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE NITERÓI

letra d

Afirmativas I e III estão corretas.

A afirmativa II está incorreta porque se um dos pais é do grupo sanguíneo A e o outro é do grupo sanguíneo B, seus filhos poderão ser do tipo sanguíneo A, AB, B, ou O. Para que você entenda, observe o quadro abaixo:

FENÓTIPOS

GENÓTIPOS

Grupo A

IAi

Grupo B

IBi

Grupo AB

IAIB

Grupo O

ii

De acordo com o quadro acima, se um dos pais for do grupo A e o outro for do grupo B, consequentemente teremos o cruzamento dos seguintes genótipos: IAi X IBi. Como resultado desse cruzamento, teremos: IAIB, IAi, IBi e ii, comprovando que os filhos desse casal podem ser dos grupos sanguíneos AB, A, B e O.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O exercício é respondido por meio da alternativa representada pela letra D, isto é, com relação grupos sanguíneos do sistema ABO e também as sentenças apresentadas, podemos afirmar que apenas as indicadas pelos itens I e III estão corretas; a afirmativa indicada pelo item II está incorreta porque se um dos pais apresenta grupo sanguíneo A e o outro grupo sanguíneo B, temos que seus filhos podem apresentar tipo sanguíneo A, B, AB ou O.

Portanto, em conformidade com as informações passadas anteriormente, podemos concluir que a questão é respondida através da alternativa indicada pela letra D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais