Buscar

Considere a citação: “[...] os teorizadores do novo romance acentuam a complementaridade tempo/espaço, resolvida no interior da narrativa a

Considere a citação:

“[...] os teorizadores do novo romance acentuam a complementaridade tempo/espaço, resolvida no interior da narrativa a partir do ato da leitura, independentemente desse exterior assim neutralizado – neutralização que de certo modo traduz a negação de uma racionalidade reclamada sobretudo pela literatura realista”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. Dicionário de narratologia. Coimbra: Livraria Almedina, 1990. p. 134.

Tendo em conta a citação e os conteúdos do livro-base A prosa ficcional: teoria e análise de textos, sobre o conceito de “cronotopo” artístico-literário, sabe-se que ele se refere à interligação das relações temporais e espaciais. Sendo assim, verifique as seguintes opções e marque a alternativa que aponta corretamente o teórico que formulou tal conceito:

  A

Gaston Bachelard, em A poética do espaço.

  B

Mikhail Bakhtin, no texto “Formas de tempo e de cronotopo no romance”, reunido em Questões de literatura e de estética: a teoria do romance.

  C

Michel Butor, no ensaio “O espaço no romance”, que integra o livro Repertório.

  D

Antonio Dimas, em Espaço e romance.

  E

Luis Alberto Brandão, em Teorias do espaço literário.

💡 5 Respostas

User badge image

Augusta Eugenia

resposta certa é a B- Mikhail Bakhtin, no texto “Formas de tempo e de cronotopo no romance”, reunido em Questões de literatura e de estética: a teoria do romance.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O cronotopo é a conexão de relações temporais e espaciais artisticamente assimiladas. O cronotopo está relacionado ao sistema espaço-temporal , indissolúvel e de caráter formal expressivo. É uma passagem do tempo, a quarta dimensão, densificada no espaço, e nessa, onde ambos se cruzam e se tornam visíveis ao leitor e são apreciáveis do ponto de vista estético.

Na mesma história, diferentes cronotopos podem coexistir e articular no quadro textual, criando uma atmosfera especial e um certo efeito.

A noção de "cronotopo" de Bakhtin extrapolada da física expressa a natureza indissolúvel do espaço e do tempo, que, concebida em relação ao movimento e à matéria, são configuradas como suas propriedades e, portanto, o tempo pode ser uma coordenada espacial: a quarta dimensão do espaço.

Portanto, a alternativa correta é a alternativa B.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais