Buscar

considerando uma ferida incisional de tecido epitelial, asséptica e com bordas proximas, pode dizer que a cicatrização se dará por terceira intenção?

considerando-se uma ferida incional de tecido epitelial, asséptica e com bordas proximas pode-se afirmar que a cicatrização é de terceira intenção?

💡 2 Respostas

User badge image

Marinnara Danielly Batista Porfirio Silva

Não, nesse caso a cicatrização ocorrerá por primeira intenção (Incisão limpa em que as bordas estão aproximadas, existe pouca perda de tecido).

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Uma cicatriz aparece quando o tecido epitelial é rasgado (não cortado). A restituição do tecido conjuntivo é efetuada pelo crescimento de fibroblastos jovens; então, o espaço deixado pela ferida é "coberto" com tecido fibrilar (com características semelhantes às formadas pelos músculos ); portanto, a cicatriz tem uma textura diferente da pele. Algumas evidências sugerem que certos fibroblastos (miofibroblastos) são capazes de contrair e, portanto, desempenham um papel na contração da ferida. Assim, uma cicatriz é uma alteração permanente da aparência dérmica após danos e reparo colágeno.

Existem três estágios para a cura:


  1. Inflamatório : com aumento da vascularização, a chegada de células inflamatórias e plaquetas, com a formação do tampão e da crosta superficial.
  2. Proliferativa : onde ocorre o acúmulo de fibrina e colágeno, começando a formar a regeneração e a tensão da ferida. As mesmas fibras serão responsáveis no final desta fase de tensionamento das bordas da ferida. Essa tensão é contraproducente porque limita a função subsequente.
  3. Remodelação : inicia aproximadamente um mês e dura um ano ou mais, em que ocorre a reabsorção do colágeno, limitando-se a manter apen as as fibras encontradas em relação à linha da ferida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais