Buscar

Qual a importância e a ligação entre metabolismo de lipídeos, carboidratos, aminoácidos, ácidos nucleicos, e proteínas?

💡 2 Respostas

User badge image

mro gameBR

No nível bioquímico, apesar da grande diversidade de formas de vida, muitas estruturas e processos são compartilhados por seres vivos bastante diferentes, o que facilita o entendimento da vida como um todo. Todas as espécies, por exemplo, são formadas por elementos básicos, como o carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre e moléculas complexas, que realizam processos químicos para que a energia necessária à sobrevivência seja produzida.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Ambas contribuem para o metabolismo celular e consequentemente para o funcionamento do corpo humano. O metabolismo não é um processo exclusivo dos seres humanos e ocorre em todos os seres vivos, seja ele unicelular ou pluricelular. As reações que englobam o metabolismo podem ser separadas em dois grandes processos metabólicos: o anabolismo e o catabolismo.

Chamamos de anabolismo o grupo de reações químicas que possuem relação com a síntese de biomoléculas, ou seja, de moléculas precursoras simples e pequenas utilizadas na produção de novas substâncias necessárias para o organismo, tanto para seu crescimento como para sua manutenção.

Já o catabolismo engloba todas as reações químicas de caráter degradativo, e durante esses processos, há a liberação de energia necessária para a realização de diversas atividades. Dentro da reação de catabolismo que carboidratos, lipídios e proteínas, por exemplo, são quebrados em produtos menores e mais simples.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais