Buscar

o que são helmintos?

💡 8 Respostas

User badge image

Pedro Lucas

Os helmintos são grupos de parasitas que normalmente, mas nem sempre, residem no intestino do hospedeiro. Alguns exemplos são: Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura, Ancylostoma duodenale e Taenia solium.

2
Dislike0
User badge image

Hiago O. Faria

Organismos parasitas podem viver na superfície externa do hospedeiro, sendo conhecidos por ectoparasitas (do grego ectos, fora), ou no interior do corpo do hospedeiro, sendo chamados de endoparasitas (do grego endos, dentro). Dentre esses parasitas, existem aqueles que possuem importância médica para o homem uma vez que causam doenças, como os protozoários e os helmintos. Os helmintos constituem um grupo muito numeroso de animais, incluindo espécies de vida livre e também de vida parasitária, sendo classificados em dois grandes filos: Platyhelminthes e Nemathelminthes.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Os helmintos são divididos em dois filos:


  • Platelmintos: sua principal característica é o achatamento dorso-ventral, seu sistema digestivo é incompleto, não possuem sistema respiratório ou circulatório. a simetria é bilateral, podem ecto ou endoparasitas, mas existem espécies de vida livre. Os parasitas possuem estruturas específicas para aderir ao hospedeiro e podem apresentar segmentação. Um exemplo de platelminto é o gênero Taenia;
  • Nematelminto: sua principal característica é o corpo cilíndrico, a simetria também é bilateral, porém não possuem segmentação. Possuem três folhetos germinativos e sistema digestivo completo. Não existem nematelmintos hermafroditas, sendo exclusivamente dióicos. Um exemplo de nematelminto é o gênero Ascaris.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais