Buscar

Bom dia! Por favor preciso confirmar minhas resposta, alguém para dar uma ajuda. ta difício, não acho em lugar nenhum

 

PERGUNTA 1

  1. Leia o trecho a seguir: 
    “A Hotelaria Hospitalar compreende a reunião de todos os serviços de apoio, que, associados aos serviços específicos, oferecem aos clientes internos e externos conforto, segurança e bem-estar durante seu período de internação”. 
      
    BOEGER, M. A. Gestão em hotelaria hospitalar. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008. p. 24. 
      
    Em relação ao início da prática da hotelaria hospitalar, assinale a alternativa correta:

 

 

Os primeiros hospitais, onde havia pouco conhecimento e ausência de recursos terapêuticos, tinham como objetivo apenas o cuidado, o alívio do sofrimento e o consolo dos enfermos.

 

 

Os gestores sempre acreditaram que a hotelaria hospitalar era possível e praticável, independentemente do investimento necessário.

 

 

Os serviços de hotelaria começaram a ser praticados, inicialmente, em hospitais públicos de pequeno porte.

 

 

Todos os gestores associavam a hotelaria hospitalar a uma atividade totalmente necessária para suprir as necessidades dos clientes de saúde.

 

 

Os primeiros hospitais, mesmo com pouco conhecimento e ausência de recursos terapêuticos, já consideravam a necessidade de implantação da hotelaria hospitalar.

0,25 pontos   

PERGUNTA 2

  1. Leia o excerto a seguir: 
    “No caso dos edifícios hospitalares, a arquitetura pode ser um instrumento terapêutico se contribuir para o bem-estar físico do paciente com a criação de espaços que, além de acompanharem os avanços da tecnologia, desenvolvam condições de convívio mais humanas”. 
      
    CORBELLA, O. Em busca de arquitetura sustentável para os trópicos: conforto ambiental. Rio de Janeiro: Revan, 2003. 
      
    Considerando o excerto sobre a arquitetura hospitalar, analise as afirmativas a seguir: 
      
    I. A estrutura física e os equipamentos de ponta são suficientes para a automação da hotelaria hospitalar. 
    II. As necessidades do cliente serão facilmente alcançadas se o desenho arquitetônico do hospital for apropriado às suas funções. 
    III. O conforto e a melhoria da produtividade no trabalho da equipe de saúde são fortemente influenciados pela arquitetura hospitalar. 
    IV. A hotelaria hospitalar deve proporcionar a possibilidade de o cliente de saúde se sentir como um verdadeiro hóspede. 
      
    É verdadeiro apenas o que se afirma em:

 

 

I e II, apenas.

 

 

II e III, apenas.

 

 

II, III e IV, apenas.

 

 

I, II e III, apenas.

 

 

I, II e IV, apenas.

0,25 pontos   

PERGUNTA 3

  1. Leia o excerto a seguir:   
    A hotelaria Hospitalar é decorrente da necessidade das instituições hospitalares apresentarem alternativas para transmitir um ambiente agradável e aconchegante aliados a um atendimento de qualidade e humanizado, que resultasse no bem-estar do paciente, que descaracterizasse a grande deficiência no atendimento hospitalar. 
      
    ROSA JÚNIOR, G. D.; SANTOS, C. H. S. Hotelaria Hospitalar: um estudo de caso no Hospital Divina Providência. Dissertação (Mestrado em Turismo)–Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul, 2008. p. 07. 
      
    Em relação à aplicação da hotelaria hospitalar em diferentes modalidades hospitalares, assinale a alternativa correta.

 

 

Os hospitais devem incluir a padronização nos serviços, sem diferenciação, para que não haja acepção entre os clientes de saúde.

 

 

Com o objetivo de alcançar uma arquitetura hoteleira, o hospital necessita de uma adaptação apenas estrutural.

 

 

A estrutura hoteleira hospitalar difere amplamente de um hospital para outro, por não ser um serviço completamente sedimentado.

 

 

Técnicas como a cromoterapia e o uso de luz natural, com um estilo mais hoteleiro do que hospitalar, podem interferir negativamente a assistência à saúde.

 

 

Os hospitais devem, além de padronizar os serviços, desenvolver atividades que minimizem a sensação agradável de estar em um ambiente hospitalar.
 

0,25 pontos   

PERGUNTA 4

  1. O conceito de humanizar é amplo, pois consiste em atender a todas as necessidades de um doente, o que engloba auxílio em enfermidades físicas, psíquicas, emocionais e até espirituais, ou seja, abrange questões como solidariedade, dignidade, ética, afeto, sensibilidade e compaixão. 
      
    GARCIA, I. F. et al. Humanização na hotelaria hospitalar: um diferencial no cuidado com o paciente. Revista Saúde e desenvolvimento, v. 10, n. 5, jul./dez., 2016. 
      
     Com base no exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre ambas. 
      
    I. A finalidade da hotelaria hospitalar é praticar a humanização no serviço e nos atendimentos prestados aos clientes de saúde. 
    Pois 
    II. Evidencia-se que essa é uma realidade próxima, e que todos são beneficiados da mesma maneira. 
      
    A seguir, assinale a alternativa correta.

 

 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 

 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 

 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 

 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 

 

As asserções I e II são proposições falsas.

0,25 pontos   

PERGUNTA 5

  1. Estudar o processo de gestão estratégica da hotelaria tornou-se importante para os gestores, em razão das características específicas do segmento, no que se refere às relações entre demanda, oferta e tecnologia, que exigem agir e pensar estrategicamente, seja oferecendo rapidez nos serviços ou implementando programas de melhoria. 
      
    OLIVEIRA, A. A. Contribuição ao estudo de indicadores de desempenho de empreendimentos hoteleiros, sob o enfoque da gestão estratégica. 2001. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade)–Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, São Paulo, 2001. 
      
    A respeito da gestão hoteleira e hospitalar, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e para a(s) Falsa(s). 
      
    I. ( ) A gestão deve ter como foco a qualidade dos serviços e o atendimento das necessidades do cliente, num ambiente que facilite a integração entre as pessoas. 
    II. ( ) A gestão deve ser capaz de instituir um comprometimento entre o indivíduo e a organização. 
    III. ( ) Os hotéis e os hospitais têm características semelhantes, embora historicamente os hotéis tenham surgido anteriormente aos hospitais. 
    IV. ( ) Os hotéis são considerados como “a extensão da casa dos clientes”, sendo que todos os serviços que facilitam a continuidade de sua rotina familiar, profissional e social devem ser disponibilizados. 
      
    Assinale a alternativa que indica a sequência correta.

 

 

F, V, F, V.

 

 

V, V, F, F.

 

 

F, F, F, F.

 

 

V, V, F, V.

 

 

V, V, V, V.

0,25 pontos   

PERGUNTA 6

  1. Leia o excerto a seguir: 
    “A hotelaria hospitalar humanizada ainda é um ponto de desavenças no ambiente hospitalar. Vários profissionais da saúde relutam em aceitar a quebra do paradigma de que o paciente é um objeto de seu trabalho. A humanização hospitalar seria de fácil aderência se o sentimento de empatia estivesse interligado aos valores da sociedade”. 
      
    BATISTA, M. E. C. Humanização em Hospitais por meio da hotelaria: uma forma de agregar valor à administração hospitalar. Monografia (Especialização em Formação de Consultores em Turismo) - Universidade de Brasília, Brasília, 2005. p. 31. 
      
    Com base no excerto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre ambas. 
      
    I. É necessária uma reestruturação administrativa e física para adaptação de um serviço de hotelaria no hospital público. 
    Pois: 
    II. Se houver metas estabelecidas, essa conquista pode se tornar realidade. 
      
    Assinale a alternativa correta:

 

 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 

 

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 

 

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 

 

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

 

 

As asserções I e II são proposições falsas.

0,25 pontos   

PERGUNTA 7

  1. Leia o excerto a seguir: 
    “A autonomia do ser humano é considerada um direito nato, mediante a qual o cliente pode agir de acordo com sua vontade, fazer escolhas do que é melhor para si como um sujeito sócio individual, histórico e não esperar, estar à mercê da concessão de benesses e da vontade dos outros”. 
      
    SOARES, N. V.; LUNARDI, V. L. Os direitos do cliente como uma questão ética. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 55, n. 1, p. 64, jan./fev., 2002. 
      
    Considerando o excerto, analise as afirmativas a seguir: 
      
    I. Paciente é aquele que possui vontades e desejos próprios, obedecendo ou não às ordens da equipe médica e de enfermagem. 
    II. Os que procuravam o hospital para cuidar da saúde assumiram uma posição de “ser passivo”, e, por esse motivo, eram designados como pacientes. 
    III. Com as mudanças no atendimento médico-hospitalar, o paciente passou a ter ciência de seus direitos e responsabilidades, surgindo a designação de clientes de saúde. 
    IV. Cliente de saúde se refere às pessoas que entram em contato com o hospital para adquirir um serviço médico hospitalar. 
      
    É verdadeiro apenas o que se afirma em:

 

 

I e II.

 

 

II e III.

 

 

II, III e IV.

 

 

I, II e III.

 

 

I, II e IV.

0,25 pontos   

PERGUNTA 8

  1. Leia o trecho a seguir: 
    “[...] as relações de hospitalidade não se restringem apenas à prestação dos serviços de hospedagem e alimentação, mas descrevem um relacionamento social que se situa na base de toda a sociedade. Desta forma, tanto os atos de hospitalidade como o comportamento hospitaleiro, vão além da boa hospedagem”. 
      
    LASHLEY, C. Em busca da hospitalidade: perspectivas teóricas e debates. São Paulo: Manole, 2003. p. 2. 
      
    Em relação ao surgimento da hotelaria no Brasil, assinale a alternativa correta.

 

 

A hotelaria surgiu na Idade Moderna, no Brasil.

 

 

A hotelaria consolidou-se no Brasil logo após o descobrimento, com a vinda dos comerciantes portugueses em busca de especiarias.

 

 

A vinda da Família Real para o Brasil marcou o surgimento da hotelaria hospitalar, em razão do aumento do fluxo de comerciantes e de diplomatas.

 

 

A hotelaria surgiu no Brasil sem grandes dificuldades em razão da experiência dos portugueses em relação à hospitalidade.

 

 

A hotelaria consolidou-se no Brasil somente após a vinda da Família Real em 1808.

0,25 pontos   

PERGUNTA 9

  1. A hotelaria é o conjunto de áreas que viabilizam a estadia do cliente. Além do aspecto técnico da maioria das atividades, a hotelaria tem o aspecto subjetivo de transmitir, ao cliente, a imagem de tecnologia, acolhimento e solidez da instituição. 
      
    SALU, E. J. Administração Hospitalar no Brasil. Barueri: Manole, 2013. 
      
    A respeito dos objetivos dos hotéis e dos hospitais, em relação ao conceito de hotelaria, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e para a(s) Falsa(s). 
      
    I. ( ) A hotelaria hospitalar tem como objetivo proporcionar um ambiente mais hospitaleiro, humanizado e organizado durante o período de internação. 
    II. ( ) O atendimento médico hospitalar é considerado um serviço à sobrevivência do ser humano, focado na prestação de serviços de saúde e oferece serviço de hospedagem involuntária. 
    III. ( ) A hotelaria, como elemento fundamental da atividade turística, traz à tona um conceito antigo de meio de hospedagem denominado hotelaria hospitalar. 
    IV. ( ) Os hotéis e hospitais possuem características comuns, pois ambos possuem como objetivo comum a hospitalidade. 
      
    Assinale a alternativa que indica a sequência correta.

 

 

F, V, F, V.

 

 

V, V, F, F.

 

 

F, F, F, F.

 

 

V, V, F, V.

 

 

V, V, V, V.

0,25 pontos   

PERGUNTA 10

  1. O ambiente hospitalar não é mais o lugar limitado, onde o paciente permanecia quando hospitalizado. As pessoas vivem em um grande sistema aberto, no qual fazem trocas e se relacionam com os outros. Portanto, o ambiente deve proporcionar a sensação de relacionamento, e não de isolamento. 
      
    FIGUEIREDO, N. M. A. Fundamentos, conceitos, situações e exercícios. São Paulo: Difusão, 2003. 
      
    Com base no exposto, assinale a alternativa correta.

 

 

A hotelaria hospitalar pode ser implementada em todos os hospitais, sejam públicos ou privados, não havendo restrição à tipologia, localidade ou padrão.

 

 

A hotelaria hospitalar, no Brasil, está mais presente em hospitais públicos, em razão do apoio financeiro e da disposição de equipamentos com alta tecnologia.

 

 

O desenvolvimento significativo dos hospitais privados, relacionado à oferta de serviços diferenciados, voltados a um público classificado como premium, está associado à necessidade de um posicionamento social.

 

 

A dificuldade na comunicação, a insatisfação do cliente e a ausência de um atendimento de qualidade e humanizado são alguns fatores que dificultam a implementação da hotelaria em hospitais públicos e privados.

 

 

Há muita resistência na implementação da hotelaria em hospitais privados, algo difícil de se alcançar em razão da própria cultura, em comparação com os hospitais públicos.

💡 6 Respostas

User badge image

Débora Lima

SEGUE TODAS AS RESPOSTAS

Pergunta 1



Leia o excerto a seguir:

“A hotelaria hospitalar humanizada ainda é um ponto de desavenças no ambiente hospitalar. Vários profissionais da saúde relutam em aceitar a quebra do paradigma de que o paciente é um objeto de seu trabalho. A humanização hospitalar seria de fácil aderência se o sentimento de empatia estivesse interligado aos valores da sociedade”.

BATISTA, M. E. C. Humanização em Hospitais por meio da hotelaria: uma forma de agregar valor à administração hospitalar. Monografia (Especialização em Formação de Consultores em Turismo) - Universidade de Brasília, Brasília, 2005. p. 31.

Com base no excerto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre ambas.

I. É necessária uma reestruturação administrativa e física para adaptação de um serviço de hotelaria no hospital público.

Pois:

II. Se houver metas estabelecidas, essa conquista pode se tornar realidade.

Assinale a alternativa correta:

Resposta Correta:

Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Comentário da resposta: Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não justifica a asserção I, porque é necessária uma reestruturação administrativa e física para adaptação de um serviço de hotelaria no hospital público. Porém, somente se houver metas estabelecidas essa conquista pode se tornar realidade.

BATISTA, M. E. C. Humanização em Hospitais por meio da hotelaria: uma forma de agregar valor à administração hospitalar. Monografia (Especialização em Formação de Consultores em Turismo) - Universidade de Brasília, Brasília, 2005. p. 31.



Pergunta 2



Essa nova tendência, que traz, em sua essência, a humanização do ambiente hospitalar precisa contagiar, também, os hospitais públicos e outros cuja fatia de participação de cliente de saúde do SUS é bastante representativa.

NASCIMENTO, M. F. D, do. A contribuição da hotelaria hospitalar para os clientes da saúde e como ferramenta de humanização e marketing. Monografia (Especialização em Gestão Universitária) – Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

Considerando a realidade da hotelaria em hospitais públicos e privados, assinale a alternativa correta:

Resposta Correta:

Correta Os hospitais da rede pública que implantaram a hotelaria hospitalar aderiram às práticas não convencionais, assim como os hospitais privados.

Comentário da resposta: Resposta correta. A alternativa está correta, pois os hospitais da rede pública que implementaram a hotelaria hospitalar aderiram às práticas não convencionais, assim como os hospitais privados. Além disso, modificaram a aparência do hospital, dando-lhes um aspecto de hotel, implementaram ambientes destinados ao lazer e à cultura, que se apresentam como importantes influenciadores na recuperação do paciente.

NASCIMENTO, M. F. D, do. A contribuição da hotelaria hospitalar para os clientes da saúde e como ferramenta de humanização e marketing. Monografia (Especialização em Gestão Universitária) – Universidade de Brasília, Brasília, 2010.




Pergunta 3


A hotelaria é o conjunto de áreas que viabilizam a estadia do cliente. Além do aspecto técnico da maioria das atividades, a hotelaria tem o aspecto subjetivo de transmitir, ao cliente, a imagem de tecnologia, acolhimento e solidez da instituição.

SALU, E. J. Administração Hospitalar no Brasil. Barueri: Manole, 2013.

A respeito dos objetivos dos hotéis e dos hospitais, em relação ao conceito de hotelaria, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).

I. ( ) A hotelaria hospitalar tem como objetivo proporcionar um ambiente mais hospitaleiro, humanizado e organizado durante o período de internação.

II. ( ) O atendimento médico hospitalar é considerado um serviço à sobrevivência do ser humano, focado na prestação de serviços de saúde e oferece serviço de hospedagem involuntária.

III. ( ) A hotelaria, como elemento fundamental da atividade turística, traz à tona um conceito antigo de meio de hospedagem denominado hotelaria hospitalar.

IV. ( ) Os hotéis e hospitais possuem características comuns, pois ambos possuem como objetivo comum a hospitalidade.

Resposta Correta:

Correta V, V, F, V.

Comentário da resposta: Sua resposta está incorreta. A sequência está incorreta pois a hotelaria como elemento fundamental no contexto da atividade turística, apresenta-se nos dias atuais um novo conceito de meio de hospedagem denominado hotelaria hospitalar.

SALU, E. J. Administração Hospitalar no Brasil. Barueri: Manole, 2013.



Pergunta 4

1 em 1 pontos


A hotelaria hospitalar é subdividida em microssetores que abrangem todas as áreas do hospital. Esses setores possuem enormes demandas de serviços, que, por diversas vezes, atuam diretamente com os pacientes.

BARBOSA, J. G.; MEIRA, P. L.; DYNIEWICZ, A. M. Hotelaria hospitalar: novo conceito em hospedagem ao cliente. Cogitare Enferm, v. 18, n. 3, jul./set., 2013.

Considerando o excerto, em relação ao planejamento e à implementação de um processo de hotelaria hospitalar, analise as afirmativas a seguir:

I. A revisão de interfaces está relacionada às etapas de recepção, internação, procedimentos, recuperação e alta, sendo que todas as unidades devem interagir, considerando os recursos físicos, materiais e humanos.

II. A concepção do projeto se constitui na fase de definição das etapas a serem seguidas e na detecção das necessidades dos clientes e deficiências físicas do hospital.

III. A revisão de interfaces é a fase de avaliação da inter-relação entre as unidades de serviço.

IV. A revisão do fluxo corresponde às etapas de recepção, internação, procedimentos, recuperação e alta, sendo que todas as unidades devem ter interagir.

É verdadeiro apenas o que se afirma em:

Correta II, III e IV, apenas.

Comentário da resposta: Resposta correta. A alternativa está correta, pois é na concepção do projeto que se define as etapas a serem seguidas, são detectadas as necessidades dos clientes internos e externos e as deficiências físicas do hospital. A revisão de interfaces é a avaliação da inter-relação entre as unidades de serviço, ou seja, o que cada unidade executa, como executa e quais as interações necessitam de reavaliação. A revisão de fluxos, por sua vez, corresponde às etapas de recepção, internação, procedimentos, recuperação e alta. Desde a recepção até a alta, todas as unidades devem ter interação, considerando os recursos físicos, materiais e humanos.

BARBOSA, J. G.; MEIRA, P. L.; DYNIEWICZ, A. M. Hotelaria hospitalar: novo conceito em hospedagem ao cliente. Cogitare Enferm, v. 18, n. 3, jul./set., 2013.



Pergunta 5


Leia o trecho a seguir:

“A Hotelaria Hospitalar compreende a reunião de todos os serviços de apoio, que, associados aos serviços específicos, oferecem aos clientes internos e externos conforto, segurança e bem-estar durante seu período de internação”.

BOEGER, M. A. Gestão em hotelaria hospitalar. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008. p. 24.

Em relação ao início da prática da hotelaria hospitalar, assinale a alternativa correta:

Resposta Correta:

Correta Os primeiros hospitais, onde havia pouco conhecimento e ausência de recursos terapêuticos, tinham como objetivo apenas o cuidado, o alívio do sofrimento e o consolo dos enfermos.

Comentário da resposta: Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois os gestores acreditaram, por muito tempo, que a hotelaria hospitalar era impraticável e que exigia um alto investimento, destinada apenas aos hospitais de luxo. Com o tempo, os serviços de hotelaria começaram a ser praticados em hospitais públicos e privados, de pequeno e de grande porte, conforme as necessidades dos usuários. Porém, alguns gestores associavam a hotelaria hospitalar a uma atividade supérflua e desnecessária. Sendo assim, os primeiros hospitais tinham como objetivo apenas o cuidado, o alívio do sofrimento e o consolo dos enfermos.

BOEGER, M. A. Gestão em hotelaria hospitalar. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008. p. 24.



Pergunta 6



Leia o trecho a seguir:

Os gestores em hotelaria são técnicos em saúde que estão incorporando, conhecendo e aplicando conceitos e práticas da hotelaria convencional à hospitalar. Esta não tem sido uma tarefa fácil, mas se percebe disponibilidade para oferecer a cortesia, a qualidade e a gentileza, as quais devem ser próprias do serviço humanizado.

BARBOSA, J. G.; MEIRA, P. L.; DYNIEWICZ, A. M. Hotelaria hospitalar: novo conceito em hospedagem ao cliente. Cogitare Enferm, v. 18, n. 3, p. 587, jul./set., 2013.

A respeito da importância da hotelaria hospitalar dentro dos processos de gestão hospitalar, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).


I. ( ) A hotelaria acompanha o modelo de gestão que contribui para o sistema hospitalar em um sentido amplo, abrangendo aspectos tangíveis e intangíveis de atendimento.

II. ( ) Cabe aos gestores promover condições satisfatórias, dependendo dos recursos físicos e econômicos disponíveis.

III. ( ) O gestor da área de hotelaria hospitalar necessita ser criativo, inflexível e, principalmente, humanizado.

IV. ( ) Conciliar os pressupostos de hotelaria clássica e hotelaria hospitalar não se configura um desafio à gestão, pois é suficiente realizar uma boa gestão, com persistência, confiança e motivação.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.

Correta V, V, F, F.

Comentário da resposta: Resposta correta. A sequência está correta, pois a hotelaria acompanha o modelo de gestão, que contribui para o aprimoramento do sistema hospitalar num sentido amplo, abrangendo aspectos tangíveis e intangíveis de atendimento. Engloba compromisso de gestores e de trabalhadores, ambos comprometidos com a hospitalidade. Cabe aos gestores promover condições de trabalho satisfatórias, dependendo dos recursos físicos e econômicos disponíveis e despender esforços e apoio, na busca pela qualidade do atendimento e pelo excelente funcionamento do trabalho.

BARBOSA, J. G.; MEIRA, P. L.; DYNIEWICZ, A. M. Hotelaria hospitalar: novo conceito em hospedagem ao cliente. Cogitare Enferm, v. 18, n. 3, p. 587, jul./set., 2013.




Pergunta 7


Leia o excerto a seguir:

“No caso dos edifícios hospitalares, a arquitetura pode ser um instrumento terapêutico se contribuir para o bem-estar físico do paciente com a criação de espaços que, além de acompanharem os avanços da tecnologia, desenvolvam condições de convívio mais humanas”.

CORBELLA, O. Em busca de arquitetura sustentável para os trópicos: conforto ambiental. Rio de Janeiro: Revan, 2003.

Considerando o excerto sobre a arquitetura hospitalar, analise as afirmativas a seguir:

I. A estrutura física e os equipamentos de ponta são suficientes para a automação da hotelaria hospitalar.

II. As necessidades do cliente serão facilmente alcançadas se o desenho arquitetônico do hospital for apropriado às suas funções.

III. O conforto e a melhoria da produtividade no trabalho da equipe de saúde são fortemente influenciados pela arquitetura hospitalar.

IV. A hotelaria hospitalar deve proporcionar a possibilidade de o cliente de saúde se sentir como um verdadeiro hóspede.

É verdadeiro apenas o que se afirma em:


Resposta Correta:

Correta II, III e IV, apenas.

Comentário da resposta: Resposta correta. A alternativa está correta, pois as necessidades do paciente serão facilmente alcançadas se o desenho arquitetônico do hospital for apropriado às suas funções, contribuindo, portanto, para a eficiência terapêutica. O conforto e a melhoria da produtividade no trabalho da equipe de saúde são fortemente influenciados pela arquitetura hospitalar, pois o ambiente se torna menos agressivo do que a imagem convencional de um hospital. A Hotelaria Hospitalar deve proporcionar a possibilidade de o cliente de saúde se sentir como um verdadeiro hóspede, que merece ser tratado da melhor maneira possível, com direito ao conforto e satisfação.

CORBELLA, O. Em busca de arquitetura sustentável para os trópicos: conforto ambiental. Rio de Janeiro: Revan, 2003.




Pergunta 8



As instituições precisam estar preparadas para enfrentar mudanças que ocorrerem, provocadas por cobranças por melhores resultados; exigências quanto ao uso adequado dos recursos; exigências do público-alvo; exigências relacionadas à educação, à segurança e à qualidade de vida, desafios oriundos da globalização, e impactos sobre o trabalho, comunicação e avanços tecnológicos.

NASCIMENTO, M. F. D. do. A contribuição da hotelaria hospitalar para os clientes da saúde e como ferramenta de humanização e marketing. Monografia (Especialização em Gestão Universitária) – Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

Em relação às dificuldades relacionadas à implementação da hotelaria hospitalar, assinale a alternativa correta.


Resposta Selecionada:

.


Resposta Correta:

Correta

A receptividade humanizada e a satisfação dos clientes de saúde facilitam o serviço das equipes de saúde e diminuem consideravelmente os quadros depressivos.


Comentário da resposta:

Resposta correta. A alternativa está correta, pois esse novo cenário pode parecer um luxo desnecessário e um esforço inútil, mas a receptividade humanizada e a satisfação observada facilitam o serviço das equipes de saúde e diminuem, consideravelmente, os quadros depressivos.

NASCIMENTO, M. F. D. do. A contribuição da hotelaria hospitalar para os clientes da saúde e como ferramenta de humanização e marketing. Monografia (Especialização em Gestão Universitária) – Universidade de Brasília, Brasília, 2010.




Pergunta 9



As instituições hospitalares reconhecem que necessitam reformular o seu conceito de hospedagem, por meio da introdução e adaptação da prática hoteleira, propiciando, ao cliente, um ambiente mais agradável e menos estressante, ao invés de frieza e impessoalidade.

OLIVEIRA, C. et al. A hotelaria hospitalar como uma nova perspectiva de atuação em organizações de saúde. Turismo: Estudos e Práticas, Mossoró, v. 1, n. 2, jul./dez. 2012.

Com base no exposto, assinale a alternativa correta.


Resposta Correta:

Correta Cabe aos gestores de saúde promover condições de trabalho satisfatórias, dependendo dos recursos físicos e econômicos disponíveis.



Comentário da resposta: Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois conciliar os pressupostos de hotelaria clássica e hotelaria hospitalar é um desafio à gestão, e também aos trabalhadores em saúde que fazem parte desse processo. A hotelaria hospitalar tem feito uma busca contínua de conciliar o atendimento aos objetivos do hospital com o ato de hospedar, sem perder a especificidade de sua clientela. A prática da hotelaria hospitalar oferece recursos que, se planejados e utilizados de maneira adequada, também podem beneficiar a geração de lucros. E apesar de o avanço da tecnologia e o conceito de qualidade terem sido aprimorados conforme as exigências dos clientes de saúde, muitos hospitais ainda não possuem a visão voltada a esse segmento.

OLIVEIRA, C. et al. A hotelaria hospitalar como uma nova perspectiva de atuação em organizações de saúde. Turismo: Estudos e Práticas, Mossoró, v. 1, n. 2, jul./dez. 2012.




Pergunta 10


Leia o excerto a seguir:

“A autonomia do ser humano é considerada um direito nato, mediante a qual o cliente pode agir de acordo com sua vontade, fazer escolhas do que é melhor para si como um sujeito sócio individual, histórico e não esperar, estar à mercê da concessão de benesses e da vontade dos outros”.

SOARES, N. V.; LUNARDI, V. L. Os direitos do cliente como uma questão ética. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 55, n. 1, p. 64, jan./fev., 2002.

Considerando o excerto, analise as afirmativas a seguir:

I. Paciente é aquele que possui vontades e desejos próprios, obedecendo ou não às ordens da equipe médica e de enfermagem.

II. Os que procuravam o hospital para cuidar da saúde assumiram uma posição de “ser passivo”, e, por esse motivo, eram designados como pacientes.

III. Com as mudanças no atendimento médico-hospitalar, o paciente passou a ter ciência de seus direitos e responsabilidades, surgindo a designação de clientes de saúde.

IV. Cliente de saúde se refere às pessoas que entram em contato com o hospital para adquirir um serviço médico hospitalar.

É verdadeiro apenas o que se afirma em:


Resposta Correta:

Correta II e III.

1
Dislike1
User badge image

Andréa Nunes

Alternativa a
0
Dislike0
User badge image

Islaine Meneses

Pergunta da 4 questão
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais